Evento: Visita Técnica ao Hospital Sarah Kubitschek Voltar

mai 15 14:30
Visita Técnica ao Hospital Sarah Kubitschek
INSCRIÇÃO
  • Inscrições até 14 de abril de 2026 às 12 horas. Valor R$ 13,00 no cartão de crédito.
  • Pagamento somente por meio de cartão de crédito no Painel de Eventos.
  • Cartão de crédito.
  • Inscreva-se

Justificativa:
Área de intervenção da disciplina: A visita técnica tem como propósito levar os alunos ao conhecimento, através de uma experiência imersiva em um edifício projetado por um dos mais importantes arquitetos brasileiros (João Filgueiras Lima, o Lelé), dos elementos que compõem o programa arquitetônico de um Estabelecimento Assistencial à Saúde (EAS), das soluções projetuais, estruturais e de instalações, da importância da humanização nos projetos de EAS e de outros aspectos relacionados, complementando os conteúdos abordados em sala de aula.
Categoria: Ensino
Objetivo geral:
Oferecer aos alunos da disciplina de Projeto Arquitetônico VI – Estabelecimento de Saúde a experiência de aprofundar os conhecimentos sobre a tipologia arquitetônica tema do semestre.
Objetivos específicos

    Compreender o programa de necessidades, a setorização e os fluxos em uma edificação hospitalar;
    Compreender a importância da modulação como estratégia para eficiência de projeto;
    Conhecer um edifício projetado e executado no sistema pré-moldado;
    Conhecer estratégias passivas de conforto ambiental;
    Conhecer um EAS projetado segundo o conceito de humanização do ambiente hospitalar;
    Conhecer um edifício-simbolo no contexto da arquitetura brasileira.

Metodologia:
Visita Técnica mediada por docentes e equipe do hospital, com percurso guiado e discussões em grupo. Construção de um caderno de campo com as impressões e informações da visita, registro fotográfico (quando permitido) e relatório.

Público-alvo:
Alunos e profissionais dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, das duas unidades, Dom Luís e Parquelândia.

Principais disciplinas envolvidas:
Projeto Arquitetônico

N° máximo de inscrições: 15 alunos.
N° mínimo de inscrições: 8 alunos.
 

Carga horária: 2h/a.
Observações importantes:
1) Durante a visita, em respeito à privacidade dos pacientes, não será permitida a documentação em fotos, áudio e vídeo.
2) Para o recebimento de certificado e atribuição 2h de atividade complementar, os alunos devem estar inscritos e entregar o formulário A3 no prazo de até 7 dias após o evento. A entrega do A3 será virtual pelo painel de eventos.

DATA/HORA
  • Sex 15/05/2026 14:30
PROGRAMAÇÃO
Programação:
Dia: 15/05/2026.
Horário: 14:30 às 16:30
Local: Hospital Sarah Kubitschek - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1500, Passaré.
LOCAL

Hospital Sarah Kubitschek

ENDEREÇO

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1500 Passaré, Fortaleza - CE,

Compartilhe nas redes sociais