Evento: Direito na Praça Voltar

nov 28 07:40
Direito na Praça
INSCRIÇÃO

O evento “Direito na Praça”, em sua 2ª edição, representa uma ação de extensão da Faculdade Christus Eusébio voltada ao fortalecimento da cidadania e à promoção do acesso à justiça por meio da orientação jurídica gratuita à população. A atividade, que ocorrerá no Pólo de Lazer do Eusébio, no dia 28 de novembro de 2025, contará com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Ceará, do Procon Eusébio (nosso parceiro), do Ministério Público, consolidando-se como um espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão. Alunos das disciplinas de Direito do Consumidor, Prática Jurídica I, Prática Extensionista e Introdução à Economia, disciplinas curricularizadas como extensionistas do Curso de Direito, com apoio dos docentes das respectivas disciplinas prestarão atendimento e conscientização da população em direitos. A ampliação do projeto de 2025.1 com o ente externo nasceu da percepção de que o consumo consciente e a defesa do consumidor estão diretamente relacionados a outros direitos fundamentais, como o direito ao meio ambiente equilibrado, à reparação civil por danos e à informação transparente nas relações jurídicas. O aumento das relações de consumo em meios digitais e o impacto de eventos como a Black Friday tornam urgente a promoção de ações educativas voltadas à prevenção do superendividamento e à responsabilidade nas relações contratuais e de consumo. Assim, o projeto busca integrar diversas disciplinas do curso, fortalecendo a interdisciplinaridade e a função social do Direito, formando alunos críticos, éticos e comprometidos com a realidade social. A iniciativa de fazer uma grande ação busca cumprir o papel social da instituição de ensino superior, atuando como ponte entre o saber acadêmico e a transformação da realidade local, por meio da escuta ativa, orientação, facilitação de acesso à justiça e democratização da informação. 
A pertinência deste projeto com o Curso de Direito reside no fato de que a promoção dos direitos fundamentais, como o respeito à dignidade da pessoa humana e o acesso à justiça, constitui eixo estruturante da formação jurídica. A proposta permite que os discentes compreendam, na prática, a importância da atuação jurídica mediante intervenção in loco, contribuindo não apenas para a formação técnica, mas também para o impacto na sociedade e na comunidade em que estão inseridos.. 
A ação se confirma como importante pilar para o projeto extensionista em desenvolvimento, no sentido de que os conhecimentos produzidos no âmbito da graduação, nas atividades de ensino e pesquisa, extrapolem os muros acadêmicos e impactem a sociedade, notadamente o entorno do Eusébio, contribuindo para o desenvolvimento de atividades inter e transdisciplinares de natureza prática. 

A participação integral no evento garante 4 horas de atividades complementares na categoria Extensão.
Atenção: o deferimento das horas complementares está condicionado à entrega obrigatória do Relatório A3, que deve ser preenchido e enviado pelo Painel de Eventos em até 7 dias após o encerramento do evento.

DATA/HORA
  • Sex 28/11/2025 07:40
PROGRAMAÇÃO
Dias de semana: Sexta-feira, dia 28 de novembro de 2025
Horário: 7h40 às 11h20
Local: Praça do Pólo de Lazer do Eusébio
Carga horária: 4h
N º de vagas: 40
 
LOCAL

Praça do Pólo de Lazer do Eusébio

ENDEREÇO

Rua Irmã Ambrosina, 944 Centro, Eusébio - CE,

Compartilhe nas redes sociais