
INSCRIÇÃO
- 60,00 $
- https://eventos.unichristus.edu.br/
- Cartão de crédito
- Inscrições encerradas
Justificativa:
Conceder a continuidade a assistência nutricional para a comunidade assistida pelos alunos e professore do curso de nutrição da Unichristus. Ocorrendo por meio do incentivo à adoção de práticas alimentares de hábitos saudáveis para a vida e prevenção de doenças. Essa iniciativa busca a autonomia da sociedade, de modo que assumam o papel de protagonistas nas escolhas alimentares com impactos positivos diretos para a saúde. Neste sentido, impactam na formação do estudante que visa formar um profissional nutricionista humanista, generalista e crítico, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentam e norteados pelos princípios éticos.
Objetivo geral:
Promover assistência nutricional e ações educativas visando a promoção da saúde e qualidade de vida através da alimentação.
Objetivos específicos:
-Desenvolver assistência na prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) que possam ser modificados pela alimentação.
-Oportunizar aos estudantes o contato com o cenário de prática do profissional nutricionista.
Metodologia:
O projeto foi construído com a premissa de desenvolver atividades de atendimento nutricional ambulatorial como foco na promoção a saúde a partir de ações de educação alimentar e nutricional. As atividades compreendem desde ações de diagnóstico, rastreamento e identificação de prioridades, avaliação, planejamento, cuidado e monitoramento e acompanhamento. Os atendimentos serão realizados pelo Nutricionista responsável técnico pela Clínica Escola de Saúde e imagem Unichristus (CESIU) juntamente com o estudante.
Público alvo:
Estudantes do Curso de Nutrição da Unichristus do 1º ao 5º semestre.
Dias da semana: segunda a quinta
Carga horária: 20 horas
Horas de atividade complementar: 50% da carga horária do curso
Local: Clínica Escola de Saúde e Imagem Unichristus (CESIU).
Horário: 07:30 às 11:30 h ou 13:00 às 17 h
Período do curso: 02 a 23 de julho de 2025 (Será realizado um sorteio no primeiro encontro para fechar as datas correspondentes de cada turno totalizando 20 horas e 5 turno de 4 horas por aluno).
Nº de vagas: 12 vagas (6 alunos turno manhã e 6 alunos turno tarde)
Período de inscrição: 09/06 a 23/06/2025
Os certificados serão entregues apenas aos alunos com percentual de presença igual ou superior a 75%.
DATA/HORA
- Seg 23/06/2025 13:00
- Qua 02/07/2025 07:30
- Qui 03/07/2025 07:30
- Ter 08/07/2025 13:00
- Qua 09/07/2025 13:00
- Qui 10/07/2025 13:00
- Ter 15/07/2025 07:30
PROGRAMAÇÃO
ProgramaçãoIndicadores do estado nutricional.
Métodos e Técnicas de Avaliação do Estado Nutricional e de Composição Corporal.
Inquéritos dietéticos.
Prática de avaliação nutricional em serviços de saúde e aparelhos de saúde.
Diagnóstico Nutricional e exposição de fatores de risco.
Bioética dos indivíduos.
Fundamentos práticos para atenção nutricional nos diferentes estágios do curso da vida e a contextualização das políticas públicas.
Planejamento de programas educacionais. Os diferentes instrumentos da ação informativa e educativa. A educação nutricional como instrumento de ação da nutrição aplicada individual e coletivamente.
LOCAL
Sede Aldeota
ENDEREÇO
Rua Visconde de Mauá, Aldeota, Fortaleza-CE, 1940 Aldeota, Fortaleza - CE, Fortaleza-CE
TELEFONES INFORMAÇÕES
(85)3265-8131