
INSCRIÇÃO
- Inscrições até 23/05/2025 às 14h. Valor R$ 150,00 em até 3x no cartão de crédito.
- Pagamento somente por meio de cartão de crédito no Painel de Eventos.
- Cartão de crédito.
- Inscreva-se
Justificativa:
A incessante busca por uma maior eficiência dos processos na indústria da construção civil impulsiona inovações que visam a redução de custos e a valorização dos produtos e serviços correlacionados. Esses objetivos convergem no âmbito do projeto, uma vez que a capacidade de prever cenários é inerente ao ato do planejamento, possibilitando a tomada de decisões fundamentadas na construção e operação de edifícios. Os desdobramentos de crises ambientais sucessivas, tanto em âmbito global quanto nacional, configuram um cenário de instabilidade climática que impacta o sistema elétrico brasileiro não apenas a longo prazo, mas também a curto. Isso ocorre devido à forte dependência da matriz energética em energia hidroelétrica, o que, em situações de crise, demanda o acionamento de usinas termoelétricas suplementares, resultando em um aumento repentino das tarifas de energia elétrica e afetando todos os segmentos da sociedade, desde residências até serviços e indústrias. Esta situação além de aumentar a oneração sobre a atividade econômica, adiciona mais um elemento de insegurança no planejamento das mesmas. Nesse contexto, a eficiência energética em edificações reduz os custos operacionais para os ocupantes e agrega valor para incorporadores e locadores. Sua premissa reside em diminuir a demanda energética do edifício, otimizar sistemas, microgerar energia e instruir os ocupantes nas melhores práticas, conscientizando-os sobre os desperdícios. Conhecendo a preponderância da climatização artificial no perfil de consumo energético especialmente de estabelecimentos comerciais, como escritórios, lojas, restaurantes, e do insuficiente alcance de selos e etiquetas de eficiência energética, como a ENCE, o curso propõe a capacitação de arquitetos e demais projetistas na realização de estudos modulares que quantifiquem objetivamente os benefícios financeiros das intervenções em projetos de reforma. Partir-se-á da modelagem de um caso real, passando pela escolha de materiais, elementos e sistemas construtivos que reduzam a demanda energética por resfriamento, utilizando simulações computacionais.
Categoria: Ensino.
Objetivo geral: Capacitar o aluno na análise econômica de melhoria de eficiência energética de edificações por meio de projeto e simulações computacionais, compreendendo o impacto das decisões de projeto arquitetônico no consumo de energia elétrica.
Objetivos específicos:
1. Aspecto teóricos e práticos sobre as simulações computacionais de desempenho termo energético de edificações;
2. Capacitação no uso da ferramenta OpenStudio + Energyplus;
3. Capacitação na aplicação de técnicas e medidas estatísticas, como: Histogramas, desvio padrão, heatmaps, curvas cumulativas;
4. Aspectos fundamentais de eficiência energética em edificações e seus sistemas, como: BTUs, kWh, COP, DPI, métricas-chave de desempenho.
Metodologia: Aulas expositivas teóricas e práticas.
Conteúdo Programático:
1. Apresentação ao OpenStudio e EnergyPlus;
2. Zoneamento climático NR 15.220 e arquivos climáticos;
3. Revisão aplicada de conceitos de Condicionamento Térmico;
4. Conceitos de Eficiência Energética (BTU, kWH, TR, COP, tarifas)
5. Proposições projetuais para objeto arquitetônico real;
6. Fundamentos de planilha eletrônica (Excel/Google Sheets);
7. Fundamentos de análise de dados (Análises gráficas, desvio padrão); 8. Simulação computacional.
Público-alvo: Alunos e profissionais dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e afins.
Principais disciplinas envolvidas: Conforto Ambiental, Projeto Arquitetônico, Instalações Prediais.
N° máximo de inscrições: 10 alunos.
N° mínimo de inscrições: 5 alunos.
Carga horária: 15 h/a.
Observações importantes:
1) O curso ocorrerá de forma virtual através da plataforma Google Meet.
2) As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas que são LIMITADAS.
3) Caso não haja formação do número mínimo de inscritos, a Atividade Complementar será cancelada.
4) As horas de atividade complementar serão validadas mediante comprovação de 75% de presença e entrega de formulário A3. Para o recebimento de certificado e atribuição de 15h de atividade complementar, os alunos devem estar inscritos e entregar o formulário A3 no prazo de até 7 dias após o evento. A entrega do A3 será virtual pelo painel de eventos.
DATA/HORA
- Sáb 24/05/2025 09:00
- Sáb 31/05/2025 09:00
- Sáb 07/06/2025 09:00
- Sáb 14/06/2025 09:00
- Sáb 21/06/2025 09:00
PROGRAMAÇÃO
Dias: 24 e 31 de maio; 07, 14 e 21 de junho de 2025.Horário: 9:00 às 12:00.
Local: Google Meet.