
INSCRIÇÃO
O Diálogo Trans(versos): Clube do Livro é vinculado ao Laboratório Escuta, que é o Laboratório de Pesquisas e Práticas em Psicologia Clínica do curso de psicologia da Unichristus, com o intuito é debater um livro com enfoque literário abordando temas que são relevantes para a prática profissional e para a formação dos estudantes de psicologia. Fazer o ato de leitura um ato de crescimento, de florescimento e de construção de saberes a partir das experiências dos personagens das histórias relacionando com as experiências pessoais e profissionais dos participantes do Clube, gerando novas formas de aprendizagem. É importante que a formação do estudante de psicologia possa ser teórica, prática e vivencial, que implica na aquisição de conhecimentos, momentos de debates de casos e reflexões sobre as experiências pessoais.
A metodologia do encontro acontecerá de maneira dialógica entre os facilitadores e os participantes, em que se possam construir um espaço de troca de novos conhecimentos. A cada encontro será escolhido um livro e os participantes podem ler o livro selecionado para realizar o debate.
Publicado originalmente em 1952, Caderno Proibido é um romance da escritora italiana Alba de Céspedes que narra, em forma de diário, a vida de Valeria, uma mulher de classe média que decide comprar um caderno e começa a registrar seus pensamentos e emoções mais íntimos. Ao escrever, Valeria revela suas frustrações com o casamento, o papel de mãe e esposa, e a falta de reconhecimento de sua individualidade. O diário torna-se um espaço de liberdade e autoconhecimento, mas também a faz perceber o aprisionamento que vive dentro das normas sociais patriarcais. Conforme a narrativa avança, Valeria se sente cada vez mais dividida entre sua vida familiar e suas aspirações pessoais, levando a um crescente conflito interno. O livro aborda temas como identidade, repressão feminina e o custo emocional da conformidade social.
Objetivos
1. Analisar as dinâmicas familiares e conjugais sob a perspectiva da psicologia para entender como os vínculos afetivos podem se tornar espaços de opressão e, ao mesmo tempo, de busca por pertencimento;
2. Investigar o impacto da escrita terapêutica na saúde mental, compreendendo como diários e narrativas pessoais podem ser utilizados como ferramentas terapêuticas para a autorreflexão e a ressignificação de experiências;
3. Analisar a construção da subjetividade feminina: Compreender como o diário de Valeria revela o impacto das normas sociais na identidade e na repressão dos desejos individuais.
DATA/HORA
- Sex 25/04/2025 16:00
PROGRAMAÇÃO
25.04, sexta, de 16h às 18h.- Apresentação da autora do livro e de suas produções;
- Debate sobre o livro. Reflexões sobre o livro e a atuação do psicólogo(a).
Link da sala do encontro: https://meet.google.com/boq-ssmk-umx
O evento contará com 2 horas de atividades complementares. Certificados/declarações serão emitidos acima de 75% de frequência.
LOCAL
Unichristus - campus Parque Ecológico
ENDEREÇO
Rua João Adolfo Gurgel, 133 Papicu, Fortaleza - CE,