Evento: FORMAÇÃO DE PESQUISADORES 2024.2 Voltar

out 18 11:40
FORMAÇÃO DE PESQUISADORES 2024.2

Teoria e Prática da Inteligência Artificial na pesquisa científica: aspectos éticos e técnicos
A crescente influência da Inteligência Artificial (IA) em diversas áreas do conhecimento, incluindo o Direito, torna essencial a formação de habilidades para sua aplicação ética e eficaz na investigação científica. À medida que a IA transforma a produção de conhecimento, é fundamental que os estudantes compreendam seu impacto significativo e as questões éticas envolvidas no uso dessas tecnologias, como no caso de ferramentas como o ChatGPT. Este curso oferece uma oportunidade para capacitar os participantes a integrar a IA em suas práticas investigativas, promovendo uma abordagem crítica que respeite os parâmetros éticos, científicos e sociais contemporâneos.
O palestrante Isaac Cunha, Doutorando, Mestre e Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC, traz uma vasta experiência acadêmica e profissional, incluindo orientação de trabalhos científicos em Grupos de Estudos e Pesquisas. Ele é Professor dos Cursos de Graduação em Direito da Faculdade Christus - Eusébio, do Centro Universitário 7 de Setembro - UNI7 e do Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU, além de lecionar nos Cursos de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC. Isaac também é Assessor Jurídico Especial junto ao Ministério Público do Estado do Ceará - MPCE, com atuação no Conselho Superior do Ministério Público - CSMP, Membro da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Ceará - CEJ/OAB-CE, e autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais.
Por meio da reflexão e do desenvolvimento de habilidades práticas, busca-se equipar os alunos para utilizar a IA de maneira consciente e estruturada, maximizando seu potencial como aliada na pesquisa e na produção de conhecimento jurídico.

A entrega do Relatório A3, no prazo de 07 dias, a contar da realização da palestra, é obrigatória para que as 3 horas de atividade complementar na categoria pesquisa sejam deferidas.

• Sex 18/10/2024 11:40
Carga horária: 3h
Dias de semana: 18/10/2024 (sexta-feira)
Local: Sala de aula invertida - Faculdade Christus