Evento: Clube do livro Diálogos Transversos - Nov. de 2024 Voltar

nov 08 16:00
Clube do livro Diálogos Transversos - Nov. de 2024

O Diálogo Trans(versos): Clube do Livro é vinculado ao Laboratório Escuta, que é o Laboratório de Pesquisas e Práticas em Psicologia Clínica do curso de psicologia da Unichristus, com o intuito de debater um livro com enfoque literário abordando temas que são relevantes para a prática profissional e para a formação dos estudantes de psicologia.

Fazer o ato de leitura um ato de crescimento, de florescimento e de construção de saberes a partir das experiências dos personagens das histórias, relacionando com as experiências pessoais e profissionais dos participantes do Clube, gerando novas formas de aprendizagem. É importante que a formação do estudante de psicologia possa ser teórica, prática e vivencial, que implica na aquisição de conhecimentos, momentos de debates de casos e reflexões sobre as experiências pessoais.

A metodologia do encontro acontecerá de maneira dialógica entre os facilitadores e os participantes, em que se possam construir um espaço de troca de novos conhecimentos. A cada encontro será escolhido um livro e os participantes podem ler o livro selecionado para realizar o debate.

Em A Vergonha, Annie Ernaux revisita um episódio traumático da sua infância ocorrido em 1952, quando tinha 12 anos e presenciou um ato violento do seu pai contra a sua mãe. Esse evento marca a autora profundamente, levando-a a questionar sua identidade, o ambiente familiar e o espaço social em que cresceu. Ernaux aborda a forma como a violência silenciosa pode moldar uma pessoa, explorando temas como vergonha, culpa e a percepção da classe social, enquanto reflete sobre as memórias e as emoções associadas a esse período de sua vida. O livro oferece uma escrita densa, introspectiva e ao mesmo tempo objetiva, característica marcante da obra de Ernaux.

Informações complementares: As horas complementares correspondem a 2 horas. A declaração/certificado e as horas serão disponibilizados aos alunos que comparecerem com 75% ou mais de frequência no evento.

• Sex 08/11/2024 16:00
08.11, sexta, de 16 às 18h.
- Apresentação da autora do livro e de suas produções;
- Debate sobre o livro. Reflexões sobre o livro e a atuação do psicólogo(a).

Link da sala no Google Meet: https://meet.google.com/boq-ssmk-umx

R. João Adolfo Gurgel, 133 , Fortaleza - CE,