Evento: Aula Aberta - Mestrado Acadêmico em Direito Voltar

out 08 18:30
Aula Aberta - Mestrado Acadêmico em Direito

TÍTULO DA ATIVIDADE PROPOSTA:

Aula aberta da disciplina “Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Direito” no PPGD-UNICHRISTUS

apresenta a palestra

“COMO TOMAR BOAS NOTAS: O MODELO DE NIKLAS LUHMANN ADAPTADO AOS DIAS DE HOJE”

com

Prof. Dr. Horácio Lopes Mousinho Neiva
Doutor e Mestre  em Direito pela USP. Coordenador e Professor da Escola de Direito Aplicado do iCEV.

JUSTIFICATIVA:
Trata-se de Aula Aberta promovida no âmbito da disciplina de Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Direito do PPGD/Unichristus, sob a condução da Profa. Dra. Fayga Bedê, tendo como convidado o Prof. Dr. Horácio Neiva. O palestrante vai explicar, a partir de sua experiência acadêmica, como adotar o método de anotação imortalizado por Niklas Luhmann, uma das referências em seu campo de estudos, cotejando, ainda, adaptações e contribuições do Prof. Dr. Sönke Ahrens quanto ao uso contemporâneo do método.

OBJETIVO GERAL:
Aportar informações estratégicas para o nosso corpo discente, gerando diferenciais para sua carreira como pesquisadores e autores no universo da publicação acadêmica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover a integração entre o PPGD e a graduação mediante tema de interesse comum a ambos os públicos;
Fomentar uma ambience propícia ao engrandecimento pessoal;
Compartilhar informações estratégicas, a fim de gerar diferenciais acadêmicos para a formação de nosso corpo discente.

METODOLOGIA:
A palestra será híbrida, tanto para os nossos mestrandos e egressos, quanto para os nossos graduandos. Portanto, cada aluno poderá participar presencialmente, ou, de acordo com sua conveniência, assistir à aula via Google Meet.
Atividade gratuita, sem necessidade de entrega posterior do formulário A3.
A participação do público interno (de qualquer dos campi da Unichristus) será condicionada à inscrição prévia, via painel de eventos, com possibilidade de escolha entre as modalidades online ou presencial, valendo 03 horas complementares para os graduandos e 03h de seminário para os mestrandos.
A participação do público externo será apenas presencial, ficando condicionado o seu ingresso na sede à exibição de documento com foto. O público externo ficará dispensado de inscrição prévia.
Haverá uma lista de presença impressa para os participantes fisicamente presentes e outra, via Google Forms, para os participantes online.
Será fornecida declaração, pelo PPGD, para palestrante e professora organizadora.

PÚBLICO ALVO:
Evento dirigido, em especial, aos alunos do PPGD e do(s) curso(s) de Direito da Unichristus. Graduandos de outros campi da Unichristus terão de submeter suas declarações de participação ao crivo de seus respectivos coordenadores.

MEDIANTE COMPROVAÇÃO DE PRESENÇA:
- 3h de seminário para os mestrandos regularmente matriculados;
- 3h de ativ. Compl. do grupo I de Ensino para alunos da graduação;
- 3h ativ. Compl. para o público externo.

Obs.1: os funcionários da recepção da sede Dom Luis serão informados pela Supervisão e pela professora responsável de que poderá haver público externo assistindo presencialmente.

PRINCIPAIS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
- FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM DIREITO (PPGD-UNICHRISTUS)
- Metodologia da Pesquisa, Projeto, TC I e II (graduação).

• Ter 08/10/2024 18:30
DIA DE SEMANA: TERÇA-FEIRA (08 de outubro de 2024)
HORÁRIO:18h30/20h
LOCAL: auditório do 1º andar da SEDE DOM LUIS