Evento: OFICINA DOCENTE: Produção de Relatos de Caso Voltar

set 21 08:00
set 28 08:00
OFICINA DOCENTE: Produção de Relatos de Caso

As Atividades Curriculares de Extensão (ACE) têm sido desenvolvidas no curso de Medicina do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) desde o semestre 2022.1, em concordância com a Resolução No. 7 de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação. As ações extensionistas desenvolvidas ao longo dos semestres pelos discentes, sob a orientação de diferentes docentes, têm sido registradas por meio de relatos de experiências, os quais são apresentados nas Mostras de ACE realizadas semestralmente e publicadas em anais da Mostra. No entanto, os docentes que atuam em ACE têm reportado grandes dificuldades para orientar os alunos à produção dos relatos de experiência e sentiram a necessidade de que as estratégias para orientação dos alunos fossem melhor padronizadas através de uma capacitação docente, a qual está sendo proposta neste formulário.
Diante disso, esta atividade objetiva capacitar os docentes que atuam nas Atividades Curriculares de Extensão para a orientação eficiente à produção dos relatos de experiência oriundas das ações extensionistas. De forma mais específica, visa promover a compreensão dos docentes quanto:
- às diferenças entre pesquisa de campo e atividades de extensão e os aspectos éticos envolvidos;
- à utilização adequada de bases de dados bibliográficas para a construção dos relatos;
- à produção do conteúdo de um relato de experiência.

Público-alvo: ​Docentes que atuam nas Atividades Curriculares de Extensão do curso de medicina da UNICHRISTUS.

• Sáb 21/09/2024 08:00
  • Sáb 28/09/2024 08:00
 - Exposição dialogada com projeção de slides;
Hands on.

Conteúdo Programático:

DIA 1: 4h-aula teórico-práticas
- Pesquisa ou extensão? Aspectos éticos e técnicos.
- Fontes informacionais – bases de dados bibliográficas
- Descritores e palavras-chave, operadores booleanos e símbolos de truncagem

DIA 2: 4h-aula teórico-práticas
- Anatomia do Relato de Experiência