Evento: Clube do livro Diálogos Transversos - Set. 2024 Voltar

set 12 17:00
Clube do livro Diálogos Transversos - Set. 2024

O Diálogo Trans(versos): Clube do Livro é vinculado ao Laboratório Escuta, que é o Laboratório de Pesquisas e Práticas em Psicologia Clínica do curso de psicologia da Unichristus, com o intuito é debater um livro com enfoque literário abordando temas que são relevantes para a prática profissional e para a formação dos estudantes de psicologia.

Fazer o ato de leitura um ato de crescimento, de florescimento e de construção de saberes a partir das experiências dos personagens das histórias relacionando com as experiências pessoais e profissionais dos participantes do Clube, gerando novas formas de aprendizagem. É importante que a formação do estudante de psicologia possa ser teórica, prática e vivencial, que implica na aquisição de conhecimentos, momentos de debates de casos e reflexões sobre as experiências pessoais.

A metodologia do encontro acontecerá de maneira dialógica entre os facilitadores e os participantes, em que se possam construir um espaço de troca de novos conhecimentos. A cada encontro será escolhido um livro e os participantes podem ler o livro selecionado para realizar o debate.

“A Guerra Não Tem Rosto de Mulher” é uma obra da escritora bielorrussa Svetlana Alexievich, publicada em 1985. O livro é uma coletânea de relatos de mulheres soviéticas que participaram da Segunda Guerra Mundial. Alexievich compila essas histórias para dar voz às experiências femininas no conflito, algo que tradicionalmente foi silenciado na historiografia oficial. As narrativas revelam o sofrimento, a dor, o medo, mas também a coragem, a resiliência e os dilemas morais enfrentados por essas mulheres em um ambiente brutalmente masculino e militarizado.

A autora se afasta da glorificação dos feitos heróicos, que muitas vezes permeiam a literatura de guerra, e foca nos detalhes cotidianos, nas emoções e nos impactos psicológicos duradouros que a guerra causou nas vidas dessas mulheres. O livro é um testemunho poderoso sobre a desumanização da guerra e sobre como o trauma pode perdurar, manifestando-se de maneiras sutis e devastadoras ao longo da vida.

O evento contará com 2 horas de atividades complementares. Certificados/declarações serão emitidos acima de 75% de frequência.

• Qui 12/09/2024 17:00
12.09 (quinta-feira)

- Apresentação da autora do livro e de suas produções;
- Debate sobre o livro;
- Reflexões sobre o livro e a atuação do psicólogo(a).

Link da sala no Google Meet: https://meet.google.com/boq-ssmk-umx

Unichristus - campus Parque Ecológico