Evento: Curso de Introdução ao Neurodesenvolvimento Voltar

ago 17 08:00
ago 24 08:00
Curso de Introdução ao Neurodesenvolvimento

O curso de Introdução ao Neurodesenvolvimento e Avaliação Neuropsicológica na pré-escola tem como finalidade estudar o Neurodesenvolvimento que se refere ao processo complexo pelo qual o sistema nervoso se desenvolve, desde a concepção até a maturidade. Esse processo envolve uma série de eventos coordenados que incluem a proliferação celular, migração neuronal, formação de conexões sinápticas, refinamento de circuitos neurais e plasticidade neural.

O neurodesenvolvimento começa durante as primeiras fases da gestação e continua ao longo da vida, embora a maior parte do desenvolvimento cerebral ocorra durante os estágios pré-natais e nos primeiros anos de vida. O curso também abordará estudos com os ensaios pré-clínicos que contribuirá com modelos animais de translação com ênfase no neurodesenvolvimento são ferramentas essenciais para entender melhor as complexidades dos transtornos neurológicos e desenvolver de novas abordagens terapêuticas.

Na avaliação clínica, os profissionais da psicologia realizam estratégias visando compreender os funcionamentos cognitivos e comportamentais de um indivíduo. No contexto da infância, os Testes SON-R e THCP contribuem no processo de avaliação neuropsicológica com a mensuração das habilidades cognitivas necessárias na pré-alfabetização.

Diante disso, o curso é direcionado para acadêmicos e profissionais de Psicologia que buscam aprofundar conhecimentos nas bases biológicas e comportamentais relacionadas ao neurodesenvolvimento e avaliação neuropsicológica.

Informações complementares: As horas complementares correspondem a 20 horas. O certificado e as horas serão disponibilizados aos alunos que comparecerem com 75% ou mais de frequência no evento.

• Sáb 17/08/2024 08:00
  • Sáb 24/08/2024 08:00
O curso contará com dois encontros, todos realizados aos sábados, de 7:00 às 12h e 13h às 18:00 horas. Os dias e temas dos encontros são:

17/08
7h às 12h: Modelos em neurodesenvolvimento animal (Prof. Dr Eduardo)
13h às 18h: Tópicos de avaliação neuropsicológica na pré escola (Prof. Dr. Carlos Eduardo)

24/08
7h às 12h:Teste Não Verbal de Inteligência - SON-R 2 1/2 -7 [A] (Prof. Dr. Carlos Eduardo)
13h às 18h: Teste de Habilidades e Conhecimento Pré-Alfabetização - THCP (Prof. Dr. Carlos Eduardo)

Conteúdo Programático
UNIDADE I - Modelos animais de translação em neurodesenvolvimento ( Prof. Dr. Eduardo Honório)
● Modelos com uso de Lipopolissacarídeos - LPS
● Modelos com uso de estresse crônico imprevisível;
● Modelo com partícula viral;
● Modelos de avaliação para depressão e ansiedade

UNIDADE II-Avaliação neuropsicológica na pré-escola (Prof. Dr. Carlos Eduardo Menezes)
● Tópicos de avaliação neuropsicológica na pré escola;
● Teste Não Verbal de Inteligência - SON-R 2 1/2 -7 [A];
● Teste de Habilidades e Conhecimento Pré-Alfabetização - THCP