Evento: Patrimônio Imaterial - Procissão de São Pedro Voltar

jun 29 08:00
Patrimônio Imaterial - Procissão de São Pedro
  • Inscrições até 28/06/2024. Gratuito.
  • Painel de Eventos.
  • Gratuito.

Patrimônio Imaterial - Procissão de São Pedro dos Pescadores

Justificativa:

A Constituição Federal de 1988 observa que o patrimônio cultural brasileiro é constituído pelos bens materiais e imateriais. O registro de bens culturais imateriais foi instituído pelo Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, buscando atender à demanda por medidas de preservação e valorização do patrimônio imaterial.
Em Fortaleza, o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial foi implementado a partir da Lei Municipal 9.347/2008 que instituiu o reconhecimento de várias práticas culturais que constituem o patrimônio cultural do município. O patrimônio imaterial faz referência às práticas, celebrações, saberes, ofícios, lugares, técnicas e expressões artísticas e lúdicas, que são referências para a história e a memória de determinados grupos sociais. Transmitido por gerações, o patrimônio imaterial continua os costumes e identidades de determinadas comunidades. Assim como o Patrimônio Material é protegido pelo tombamento, o Patrimônio Imaterial é reconhecido através do registro, que pode ser solicitado por qualquer cidadão ou pelo próprio Município. A partir da abertura deste pedido é que a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), através da Coordenação de Patrimônio Histórico-Cultural (CPHC), deve iniciar os estudos para instrumentalizar o processo e possibilitar a futura avaliação e deliberação do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (COMPHIC).
No caso de posicionamento favorável, o bem pode ser inscrito em um dos livros de registro: Livro de Registro dos Saberes, Livro de Registro das Celebrações, Livro de Registro das Formas de Expressão, Livro de Registro dos Lugares e o Livro de Patrimônio Vivo. A inscrição em um livro de registro tem sempre como referência a continuidade histórica do bem e a sua importância para a memória, a identidade e a formação de um povo.
A Festa de São Pedro foi o primeiro Registro Imaterial de Fortaleza. Registrado no Livro das Celebrações, que trata dos rituais e festas religiosas. Além deste, a instrução recomendou o registro no Livro de Lugares e no Livro de Saberes, onde se reconhece o local de celebração e do saber fazer das Jangadas e da Pesca Artesanal.

Objetivo geral:
Oferecer aos alunos da disciplina de Fundamentos do Patrimônio Cultural a experiência de conhecer e acompanhar a celebração registrada enquanto patrimônio Imaterial da Cidade de Fortaleza
- Compreender a importância do reconhecimento da cultura de um povo específico e a manutenção de seus costumes
- Fazer uma imersão na celebração e compreender o valor da condição e sentimento de pertencimento ao lugar e à fé, com toda sua simbologia e representação.

Metodologia: Visita Técnica. Alunos se encontrarão e juntos realizarão a observação da celebração da Festa de São Pedro dos Pescadores.
Obs: Por motivo de segurança, a Capitania dos Portos não permite que grupos, além dos pescadores, participem da procissão marítima.

Público-alvo:
Alunos e profissionais dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo.

Principais disciplinas envolvidas: Fundamentos de Patrimônio Cultural.

Carga horária: 4h/a.

Observações importantes:
1 - Para o recebimento de certificado e atribuição de 4h de atividade complementar, os alunos devem estar inscritos e entregar o formulário A3 no prazo de até 7 dias após o evento. A entrega do A3 será virtual pelo painel de eventos.

• Sáb 29/06/2024 08:00
Dia:  29 de junho de 2024.
Horário: 08:00 às 12:00
Local: Avenida Beira Mar (em frente ao número, 4400), Mucuripe.
O encontro será às 08 horas, próximo à rua Bauxita, ao lado da guarita da polícia.

Praia do Mucuripe

Avenida Beira-Mar, 4400 Mucuripe, Fortaleza - CE, Próximo à rua Bauxita (ao lado da guarita da polícia).