Evento: Direitos da Pessoa Idosa - Atividade de Extensão Voltar

jun 13 09:00
Direitos da Pessoa Idosa - Atividade de Extensão

As Pessoas Idosas fazem parte de um grupo populacional que está crescendo em todo o mundo, devido a avanços significativos na medicina e ao aumento da expectativa de vida. Este marco etário é crucial para a definição dos direitos e benefícios conferidos a essa parcela da sociedade, visto que reconhece as particularidades e desafios que acompanham o processo de envelhecimento. No Brasil, esse fenômeno não é diferente. De acordo com o Censo Demográfico 2022 (Segunda Apuração), a população de pessoas idosas residente no Brasil era de 32.113.490 pessoas, representando 15,6% da população, um acréscimo de 56,0% em relação àquela recenseada em 2010. Dessa população total, 17.887.737 (55,7%) eram mulheres e 14.225.753 (44,3%) eram homens.

O Estatuto da Pessoa Idosa, promulgado em 2003, representa um importante marco legal que visa garantir os direitos e a dignidade das pessoas idosas, reconhecendo a sua importância na sociedade. Apesar disso e de todos os avanços já registrados, a população com mais de 60 anos enfrenta desafios perenes e desrespeito aos seus direitos, bem como preconcepções como o etarismo que dificultam o pleno gozo das suas possibilidades de vida.

Nesse sentido, a presente atividade de extensão se justifica pela necessidade de conscientização da comunidade sobre os direitos e garantias que assistem às pessoas idosas, bem como aproximar-se dessa população, entender suas demandas e promover a integração intergeracional.

A atividade de extensão dividida em dois momentos:
9h às 9h50 – Atividade sobre equilíbrio com os alunos da Fisioterapia no Laboratório de Habilidades I.
9h50 às 11h30 – Atividade sobre superendividamento com os alunos de Direito Civil – Obrigações (manhã) no Auditório.

• Qui 13/06/2024 09:00
Direitos da Pessoa Idosa - Atividade de Extensão