Evento: Vivências – Práticas no Ambulatório de Nutrição Voltar

• 30,00 reais
  • Cartão de crédito

Justificativa:
Pretende-se conceder a continuidade da assistência nutricional para a comunidade assistida pelos alunos e professores do curso de nutrição da Unichristus. Essa ação ocorrerá por meio do incentivo à adoção de práticas alimentares e de hábitos saudáveis para a vida e prevenção de doenças. Essa iniciativa busca a autonomia da sociedade, de modo que assumam o papel de protagonistas nas escolhas alimentares com impactos positivos diretos na saúde. Neste sentido, as práticas em ambulatórios de nutrição influenciam o processo formativo do estudante, que visa estruturar um profissional humanista, generalista e crítico, capacitado a atuar através da promoção da segurança alimentar e atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem, principalmente norteados pelos princípios éticos.
Objetivo geral:
Promover assistência nutricional e ações educativas visando a promoção da saúde e qualidade de vida através da alimentação.
Desenvolver assistência na prevenção e controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) que possam ser modificadas pela alimentação.
Oportunizar aos estudantes o contato com o cenário de prática do profissional nutricionista.
Dias da semana: Segunda-feira a quinta-feira, entre os meses de junho a agosto de 2024.
Horário: 07h:30 às 11h:30 h e 13h:00 às 17:00h.
Data de início: 03/06/2024
Local: Clínica Escola de Atenção Primária (CEAP) e Clínica Escola de Saúde (CES)
Público alvo: Estudantes do 2º ao 5º semestre.

• Seg 03/06/2024 07:30
O projeto foi construído com a premissa de desenvolver atividades de atendimento nutricional ambulatorial com foco na promoção da saúde a partir de ações de educação alimentar e nutricional. As atividades compreendem desde ações de diagnóstico, rastreamento e identificação de prioridades, avaliação, planejamento, cuidado, monitoramento e acompanhamento. Os atendimentos serão realizados pelo Nutricionista responsável técnico pela Clínica Escola de Atenção Primária (CEAP) e Clínica Escola de Saúde (CES), juntamente com o estudante.

Ementa:
 Indicadores do estado nutricional. Métodos e Técnicas de Avaliação do Estado Nutricional e de Composição Corporal. Inquéritos dietéticos. Prática de avaliação nutricional em serviços de saúde e aparelhos de saúde. Diagnóstico Nutricional e exposição de fatores de risco. Bioética dos indivíduos. Fundamentos práticos para atenção nutricional nos diferentes estágios do curso da vida e a contextualização das políticas públicas. Planejamento de programas educacionais. Os diferentes instrumentos da ação informativa e educativa. A educação nutricional como instrumento de ação da nutrição aplicada individual e coletivamente.

Clinica Escola de Saúde Unichristus

Av. Padre Antônio Tomás, 3404 Cocó, Fortaleza - CE,