Evento: Autocad para aplicação em Projetos de Arquitetura Voltar

jun 15 08:00
jun 22 08:00
Autocad para aplicação em Projetos de Arquitetura
  • Valor R$126,00. Inscrições até 18/05/2024.
  • Pagamento somente por meio de cartão de crédito no painel de eventos. Parcelamento até 3x.
  • Cartão de Crédito

Professora: Ma. Letícia Keroly Bezerra Alexandrino
Tipo: Curso presencial
Justificativa: O AutoCAD é uma ferramenta fundamental no ensino de arquitetura devido à sua ampla utilização no mercado de trabalho para a elaboração de projetos arquitetônicos, urbanísticos, de interiores, entre outros. Atualmente, é um dos softwares mais importantes, pois, além de contribuir nas disciplinas de projeto, e principalmente no TCC, a sua utilização tem se mostrado um pré-requisito importante no mercado de trabalho. Portanto, um curso complementar de AutoCAD irá aprofundar o conhecimento prático dos alunos, preparando-os para os desafios profissionais que encontrarão durante e após a graduação, melhorando suas habilidades técnicas específicas, essenciais para a inserção no mercado de trabalho.
Categoria: Ensino.
Objetivo geral: Capacitar o(a) aluno(a) quanto a utilização do Autocad para a elaboração e documentação de projetos arquitetônicos e de interiores.

Entender o processo criativo dentro do Autocad;
    Desenvolver habilidades avançadas na criação de desenhos bidimensionais no Autocad;
    Ensinar o uso de ferramentas avançadas do software, como a utilização de layers, dimensionamento avançado e técnicas de plotagem;
    Instruir os alunos sobre a personalização do ambiente de trabalho para maximizar a produtividade.
    Compreender o processo de organização e limpeza do arquivo;
    Capacitar os estudantes para resolver problemas comuns em projetos reais usando o AutoCAD.
    Promover a integração do AutoCAD com outros softwares usados em arquitetura e urbanismo
Metodologia: Aula presencial com a utilização de computadores com o software Autocad instalado.
Conteúdo Programático:
Módulo 1: Introdução ao AutocadNavegação pela Interface do usuário
Configurações iniciais e personalização do ambiente de trabalho
Compreensão dos sistemas de coordenadasMódulo 2: Fundamentos do desenho bidimensionalApresentação das ferramentas de desenho;
Apresentação das ferramentas de edição;
Gerenciamento de propriedades de objetosMódulo 3: Técnicas de Dimensionamento e AnotaçõesTécnicas de dimensionamento e uso de escalas
Criação de textos, etiquetas e outras anotações
Utilização de hachuras e preenchimentosMódulo 4: Organização de ProjetosUso avançado de layers para organização de desenhos
Criação e gestão de blocos e atributos
Importação e manipulação de referências externas (XREFs)
Limpeza adequada do arquivo;Módulo 5: Desenvolvimento de Projetos ArquitetônicosElaboração de plantas baixas, cortes e fachadas
Aplicação de normas técnicas para projetos arquitetônicos
Dicas para a criação de detalhamentos construtivos eficientesMódulo 6: Plotagem e Apresentação de ProjetosConfiguração de layouts e viewports
Preparação de pranchas para impressão
Técnicas para exportar e compartilhar documentos em diferentes formatos
Público-alvo: Alunos e profissionais do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Principais disciplinas envolvidas: Todas as disciplinas.
N° máximo de inscrições: 20 alunos.
N° mínimo de inscrições: 10 alunos.
Carga horária: 24 h/a.
Pré-requisitos: Possuir computador com acesso à internet e com instalação do Autocad.

• Sáb 18/05/2024 08:00
  • Sáb 25/05/2024 08:00
  • Sáb 01/06/2024 08:00
  • Sáb 08/06/2024 08:00
  • Sáb 15/06/2024 08:00
  • Sáb 22/06/2024 08:00
Dia: 18/05, 25/05, 01/06, 08/06, 15/06 e 22/06/2024.
Horário: 08h as 12h
Local: Laboratório de informática 02. Unichristus – Campus Parquelândia.

Unichristus - Campus Parquelândia

Rua 21 de Abril, 295 Parquelândia, Fortaleza - CE, Térreo