Evento: Clube do livro Diálogos Transversos - Junho 2024 Voltar

jun 04 17:00
Clube do livro Diálogos Transversos - Junho 2024

O Diálogo Trans(versos): Clube do Livro, vinculado ao Laboratório Escuta: Laboratório de Pesquisas e Práticas em Psicologia Clínica do curso de Psicologia do Centro Universitário Christus (Unichristus), possui o intuito de debater um livro com enfoque literário por mês, abordando temas que são relevantes para a prática profissional e para a formação dos estudantes de psicologia.

O Clube aposta na potencialidade de fazer o ato de leitura um ato de crescimento, de florescimento e de construção de saberes a partir das experiências dos personagens das histórias relacionando com as experiências pessoais e profissionais dos participantes do Clube, gerando novas formas de aprendizagem. Caracteriza-se importante que a formação do estudante de psicologia possa ser teórica, prática e vivencial, o que implica a aquisição de conhecimentos, momentos de debates de casos e reflexões sobre as experiências pessoais.  A metodologia do encontro acontecerá de maneira dialógica entre os facilitadores e os participantes, de modo que se possa construir um espaço de troca de conhecimentos. A cada encontro será escolhido um livro e os participantes podem ler o livro selecionado para realizar o debate.

"A Morte de Ivan Ilitch" é uma novela escrita por Lev Tolstói, publicada em 1886. A história é centrada na vida de Ivan Ilitch Golovin, um juiz de uma cidade russa. O enredo começa com a notícia da morte de Ivan Ilitch. A partir desse momento, somos levados em uma viagem retrospectiva de sua vida, explorando sua jornada desde os primeiros dias de sua carreira até sua morte. Ivan Ilitch viveu de acordo com as normas e expectativas da sociedade, buscando a ascensão social e material. No entanto, à medida que ele se depara com uma doença terminal, começa a refletir sobre o verdadeiro significado da vida e confronta a inevitabilidade da morte. Ele percebe que sua vida foi superficial, marcada pela busca incessante por status e conforto material, negligenciando os aspectos mais significativos da existência.

O encontro do mês de junho do clube tem como objetivos:
1) Refletir sobre a temática da vida/morte e o processo de elaboração de luto;
2) Compreender a importância de atitudes autênticas e genuínas nas relações interpessoais;
3) Refletir sobre o sentido da vida e atuação do psicólogo neste proceso.

O evento contará com 2 horas de atividades complementares. Declarações serão emitidas com frequência acima de 75%.

• Ter 04/06/2024 17:00
04/06, terça-fera, das 17h às 19h
- Apresentação do autor do livro e de suas produções;
- Debate sobre o livro. Reflexões sobre o livro e a atuação do psicólogo.

Link da sala no Google Meet: https://meet.google.com/boq-ssmk-umx