Evento: Sessão Cine Psi: A psicologia no cinema - Maio Voltar

mai 21 14:30
Sessão Cine Psi: A psicologia no cinema - Maio

Descrição do evento:
O projeto de extensão Cine Psi busca promover debates, através do cinema como recurso disparador, de questões sociais, educativas e culturais relevantes, a partir do viés das diversas abordagens e perspectivas em Psicologia. A proposta busca criar um espaço democrático de discussão, presentificação e produção de conhecimento aberto à comunidade, no qual o saber psicológico possa dialogar com a realidade presente no cinema.

O projeto de extensão promove um evento mensal, onde ocorre a exibição de uma produção cinematográfica seguida pela realização de um debate temático, conduzido por um profissional mediador convidado. Serão levantados temas interdisciplinares e sua conexão com a Psicologia de forma a promover possibilidades de interlocução entre o conhecimento e a realidade.

O evento é aberto ao público interno e externo à Unichristus.

Na sessão do Cine Psi de maio, será abordada a temática “Conversações sobre arte, saúde mental e cuidado na contemporaneidade”, com exibição do documentário “Epidemia de Cores”. A convidada para mediação do debate é a professora e psicóloga Ma. Camila Ribeiro de Oliveira.

Sinopse do filme:
O documentário narra a rotina dos participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. As atividades no local contam com a participação de ex-internos, moradores do hospital psiquiátrico e frequentadores interessados em arte, arteterapia ou no desenvolvimento de atividades expressivas, como pintura, bordado, escultura em argila e escrita criativa.

A sessão do Cine Psi de maio estará conectada com a temática da IV Semana da Luta Antimanicomial do Curso de Psicologia da Unichristus, evento que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio de 2024.

Informações complementares: As horas complementares correspondem a 3 horas. A declaração de participação será disponibilizada aos alunos que comparecerem com 75% ou mais de frequência no evento.

• Ter 21/05/2024 14:30
Dia 21/05/2024:
14:30h às 15:40h - Exibição de Filme “Epidemia de Cores”.
15:40h às 16:10h - Palestra com a convidada Me. Camila Ribeiro de Oliveira sobre a temática “Conversações sobre arte, saúde mental e cuidado na contemporaneidade”.
16:10h às 17:00h - Debate sobre a temática abordada e o filme exibido.

Centro Universitário Christus - Campus Parque Ecológico

R. João Adolfo Gurgel, 133 Cocó, Fortaleza - CE, Auditório Térreo