Evento: Aula Aberta - Mestrado Acadêmico em Direito Voltar

abr 23 19:00
Aula Aberta - Mestrado Acadêmico em Direito

TÍTULO DA ATIVIDADE PROPOSTA: “A teoria a serviço da prática: a metodologia alemã de resolução estruturada de casos jurídicos (Gutachtenstil)

Aula aberta da disciplina “Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Direito” no PPGD-UNICHRISTUS apresenta a palestra com:

Prof. Dr. Daniel Dias (FGV-RJ)
Professor da FGV Direito Rio. Graduado pela UFBA, mestre pela PUC-SP, doutor pela USP e pesquisador visitante na LMU (Munique), no Instituto Max Planck de Direito Comparado e Internacional Privado e na Harvard Law School. Advogado. Autor de obra sobre o tema da palestra.

JUSTIFICATIVA:
Partindo da premissa de que a resolução de problemas constitui a tarefa primordial de todas as profissões jurídicas, assim como também, do pesquisador do Direito, afirmamos a importância de adotarmos métodos adequados à consecução desse escopo maior. Tendo em vista o recentíssimo lançamento de obra do palestrante acerca da metodologia adotada nas universidades alemãs para a resolução de situações-problema, entendemos que será engrandecedor para a nossa comunidade termos a oportunidade de ouvir o autor da obra apresentar a referida abordagem.

OBJETIVO GERAL:
Apresentar à nossa comunidade discente a metodologia alemã de resolução de situações-problema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover a integração entre o PPGD e a graduação;
Aumentar a expertise acadêmica e profissional de nossos alunos de mestrado (e graduação) acerca de uma das tarefas fundamentais implicadas pelo fenômeno jurídico – a resolução de problemas – a partir da abordagem metodológica.

PÚBLICO ALVO:
Dirigido, em particular, aos nossos alunos do PPGD e do curso de Direito.

MEDIANTE COMPROVAÇÃO DE PRESENÇA:
3h de seminário para os mestrandos do nosso PPGD.
- 3h de ativ. Compl. do grupo I de Ensino para alunos da graduação, condicionadas à aprovação da coordenação da graduação.

• Ter 23/04/2024 19:00
Dia: 23 de abril de 2024
Horário: 19h00min - 20h30min
Local: Sala 1010 - Campus Parque Ecológico