Evento: Construindo Laços na Jornada da Nutrição Voltar

• Sem custo.
  • Inscrições encerradas

JUSTIFICATIVA

A implementação de um projeto de integração para os alunos dos primeiros semestres do curso de Nutrição se mostra essencial diante da necessidade de promover uma inserção na dinâmica acadêmica de modo acolhedor e fortalecedor para esses estudantes que estão iniciando uma nova fase em suas vidas acadêmicas, contribuindo para o pertencimento e permanência dos mesmo no curso.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar um espaço de acolhimento e fortalecimento para os alunos ingressantes e veteranos dos primeiros semestres do curso de Nutrição, visando compartilhar seus anseios, expectativas e preocupações em relação ao ambiente acadêmico e à rotina do curso de Nutrição, fortalecendo suas perspectivas pessoais e profissionais nesta jornada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

●      Oferecer atividades e dinâmicas que estimulem o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicação eficaz e trabalho em equipe, preparando os estudantes em semestres iniciais para interações acadêmicas e sociais mais produtivas.

●      Aplicar um instrumento de autoconhecimento das inteligências múltiplas, oferecendo o feedback aos estudantes.

●      Realizar diálogo sobre expectativas, desafios e estratégias de manejo de saúde mental, a fim de fortalecer a experiência de integração com o curso e a instituição.

●      Disponibilizar recursos de apoio emocional e psicológico, como sessões de aconselhamento e acompanhamento psicopedagógico e de Orientação Profissional e de Carreira, para ajudar os estudantes a lidarem com os desafios emocionais e psicológicos associados às mudanças a cada semestre.

●     Proporcionar um ambiente acolhedor e integrador para os estudantes ingressantes e veteranos, facilitando sua adaptação à cultura e ao ambiente da UNICHRISTUS.

• Qua 24/04/2024 07:40
●      Momento 1. Acolhimento - Como chegar em um novo território: anseios; expectativas; recursos possíveis... Mudanças da rotina, avaliações, dia a dia da sala aula (diferenças do Ensino Médio, semestres anteriores e outras IES, no caso dos transferidos) (10 minutos)
●      Momento 2.  Apresentação do SAPS (slides) (10 min)
●      Momento 3. Dinâmica de separação dos pequenos grupos (Dinâmica do balão) - Cochichos sobre como se deu a sua vinda para Nutrição - de onde veio e o porquê. Expectativa com o curso; significado individual do curso de Nutrição, exercício do tempo (01, 04 e 08 anos) (20 min).
●      Momento 4. Socialização das produções. Os alunos que se sentirem à vontade (10 min)
●     Momento 5. Encerramento/ Entrega do instrumento de autoconhecimento e múltiplas inteligências/ Convite ao SAPS. (10 min)

Sede Aldeota

Rua Visconde de Mauá, Aldeota, Fortaleza-CE, 1940 Aldeota, Fortaleza - CE, Fortaleza-CE