Evento: LAAC: "Redemoinho em Dia Quente", Jarid Arraes Voltar

abr 25 16:30
LAAC: "Redemoinho em Dia Quente", Jarid Arraes
  • Inscrições encerradas

A LAAC é um projeto de contribuição coletiva dos(as) docentes, discentes e Coordenação do Curso de Direito (campus Parquelândia), no qual serão realizados encontros para discussão de obras de conteúdo artístico e cultural. O objetivo da Liga Acadêmica de Arte e Cultura (LAAC) é estimular atividades interdisciplinares entre Direito, Cultura e Arte, promovendo a interação entre os conhecimentos acadêmicos e a perspectiva criativa de alunos(as) e professores(as), estimulando a capacidade de trabalhar temáticas jurídicas a partir da relação com produtos artísticos e culturais.

Na obra "Redemoinho em Dia Quente", Jarid Arraes, escritora conhecida por seus cordéis, estreia no gênero dos contos. Focando nas mulheres da região do Cariri, no Ceará, os contos de Jarid desafiam classificações e misturam realismo, fantasia, crítica social e uma capacidade ímpar de identificar e narrar o cotidiano público e privado das mulheres.

A profa. Marcelle Silva, que conduzirá o encontro, destaca a importância de refletir sobre de que modo a literatura se apresenta como uma ferramenta de análise sobre a realidade social, desvelando problemáticas inseridas no cotidiano de mulheres e meninas que envolvem representações sociais locais/nacionais/globais de gênero e corpo, assim como a importância de darmos visibilidade às vozes femininas na narração de histórias de enfrentamento aos diferentes tipos de violências vivenciadas por mulheres no Brasil.

Serão abordados 5 contos da obra, que serão informados com antecedência aos alunos inscritos, para que possam realizar a leitura.

O aluno que (i) participar de pelo menos 3 (três) encontros da LAAC ao longo do semestre, (ii) preencher os formulários de avaliação da obra debatida após cada encontro e (iii) escrever uma resenha crítica de pelo menos uma das obras analisadas através de formulário próprio até o dia 30/06/2024, seguindo o modelo fornecido pela coordenação fará jus a 20 horas de atividades complementares no grupo III - Extensão. Os discentes que não cumprirem as exigências acima detalhadas terão a atribuição apenas das horas dedicadas aos encontros.

• Qui 25/04/2024 16:30
Encontro da Liga Acadêmica de Arte e Cultura (LAAC) sobre a obra “Redemoinho em dia quente”- Jarid Arraes
Horário: 16h30 às 18h30
Local: Unichristus Parquelândia (Rua 21 de Abril, 295 Parquelândia, Fortaleza - CE, Unichristus Parquelândia)