Evento: Tendências em Realidade Virtual e Aumentada Voltar

jun 07 17:00
Tendências em Realidade Virtual e Aumentada

Estado da arte em Immersive analytics: Tendências e Desafios em Realidade Virtual e Aumentada

Categoria: Pesquisa
Justificativa: A Área de Immersive Analytics (IA) pode ser considerada um campo de conhecimento em evolução nas últimas décadas, a qual reúne outros campos de conhecimento, tais como visualização computacional, análise de dados, realidade virtual, computação gráfica e interação humano-computador.

Objetivo geral: Apresentar aos alunos a área de Immersive Analytics ou em tradução livre, Análise Imersiva, que é um termo utilizado para se referir ao uso de tecnologias imersivas, tais como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), em um formato adaptado para prover análises de dados partindo da interação dos usuários com esses sistemas imersivos.

- Apresentar e analisar com os alunos o contexto de construção desses ambientes imersivos;
- Apresentar as principais tendências e desafios dessa área atualmente;
- Possibilitar aos alunos a compreensão de como a IA deve ser capaz de remover barreiras entre os usuários, seus dados e as ferramentas utilizadas para produção e análise desses dados.

Metodologia: Exposição dialogada.
Público alvo: Público geral e interessados em levantamentos de requisitos de software para a área de RV e RA.
Principais disciplinas envolvidas: Engenharia de Software e Interação Humano-Computador.

• Sex 07/06/2024 17:00