Evento: OFICINA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA TURMA 10 Voltar

abr 20 08:00
abr 27 08:00
OFICINA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA TURMA 10

Considerando que a formação profissional deve preparar o aluno também para a contribuição com a ciência, esta oficina tem como objetivo despertar os acadêmicos para a necessidade de inserirem conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à pesquisa e à produção científica em sua vivência no ensino superior. Mas, como escrever um artigo? Qual assunto irei abordar nesse artigo?
Neste cenário, o objetivo desta atividade é despertar os acadêmicos para a necessidade de ter o olhar crítico, atento e questionador, para as questões que envolvem a ciência e através dessa inquietude, inserirem conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à pesquisa e à produção científica em sua vivência no ensino superior. De forma específica, os alunos poderão promover a compreensão sobre:
 - o que é a ciência e como, ainda na graduação, a ciência pode fazer parte da vida do acadêmico;
- os tipos de publicação científica;
 - a anatomia do artigo científico: o passo a passo da produção científica – da pergunta de pesquisa ao artigo;
- a utilização de bases de dados bibliográficas;
- os aspectos éticos relacionados à produção científica.

Público-alvo: Acadêmicos do curso de medicina da UNICHRISTUS, do 1º ao 8º semestre, que estejam regularmente matriculados.

• Sáb 13/04/2024 08:00
  • Sáb 20/04/2024 08:00
  • Sáb 27/04/2024 08:00
Metodologia:

- Exposição dialogada com projeção de slides;
- Oficina em sala de aula;
- Produção orientada assíncrona.

Conteúdo Programático:

DIA 1: APROXIMAÇÕES COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
(5h-aula teórico-práticas)
- O que é ciência? O que é metodologia científica? O que é pesquisa?
- Finalidades e construção de um projeto de pesquisa; definição da pergunta de pesquisa
- Ética em pesquisa

DIA 2: FUNDAMENTOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE REVISÃO
- Fontes informacionais – bases de dados bibliográficas
- Descritores e palavras-chave, operadores booleanos e símbolos de truncagem
- Artigos de revisão: importância e aplicabilidade
- Passo a passo para a produção de um artigo de revisão narrativa com aplicação para resumos e projetos

DIA 3: DIVULGAÇÃO E REDAÇÃO CIENTÍFICA
(5h-aula teórico-práticas)
- O que é divulgação científica? Conhecendo os tipos de produções acadêmicas e científicas
- Tipos de artigos e de periódicos científicos
- Características e particularidades da redação científica

DESAFIO DA OFICINA - PRODUÇÃO CIENTÍFICA
(10h práticas)
- Orientação para a produção de um resumo, OU um artigo, OU um capítulo de livro a serem submetidos para publicação.

Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS

Rua João Adolfo Gurgel, 133 Cocó, Fortaleza - CE, Campus Parque Ecológico