Evento: Prescrição Nutricional na Disbiose Intestinal Voltar

• 100,00 reais
  • Cartão de crédito

Justificativa:

O Curso propõe contemplar a partilha de conhecimento científico em uma perspectiva social e educativa com a comunidade acadêmica do Centro Universitário Unichristus com o objetivo maior de atualização de conhecimentos para os alunos sobre uma temática importante e atual que é o estudo da Microbiota Intestinal.
Justifica-se também o fato que o curso Prescrição Nutricional na Disbiose Intestinal e clínica associada visa atender uma demanda de constante atualização evidenciada no atual contexto de pandemia, considerando o intestino um órgão promissor da imunidade. Assim, o Curso propõe desenvolver interação numa ampla perspectiva de saúde não somente no contexto terapêutico, como também na valorização ecológica, biodiversidade e preservação ambiental, assim como também a intercessão entre saberes tradicionais, populares e ciência.

O evento contemplará momentos de imersão dos alunos em conteúdos e temáticas amplas embasadas na literatura atual, nacional e internacional.

Assim, sugere-se a realização de uma edição pioneira, extraordinária, inédita e especial do 1° Prescrição Nutricional na Disbiose Intestinal e clínica associada, totalmente presencial.

Objetivo geral:
Proporcionar um momento de debate na temática de Prescrição Nutricional na Disbiose Intestinal e clínica associada.

Possibilitar a participação de alunos em eventos científicos;
    Fomentar um amadurecimento do senso crítico e questionador dos alunos frente à discussões sobre temáticas atualizadas;
    Proporcionar um momento de apreensão do conhecimento através de problematizações e discussão entre alunos, professores e palestrantes;
    Oferecer a oportunidade dos alunos em participar de workshops.
    Incentivar a participação dos alunos como apresentadores de trabalhos científicos e em exposições de materiais desenvolvidos em sala.

Metodologia:
    Aulas, discussões expositivas, prática clínica e visitas presenciais, conforme cronograma a seguir.
Público alvo:
Estudantes dos Cursos da área da saúde do Centro Universitário Christus - Unichristus.
Público externo de áreas afins
Dias da semana: Sexta (13:00 às 17:00) e Sabado (8:00 às 13:00)

• Sex 12/04/2024 13:00
  • Sex 19/04/2024 13:00
  • Sáb 20/04/2024 08:00
  • Sex 26/04/2024 13:00
  • Sáb 27/04/2024 08:00
  • Sáb 04/05/2024 08:00
  • Sex 10/05/2024 13:00
  • Sex 24/05/2024 13:00
  • Sex 31/05/2024 13:00
12/04/2024 – sexta (tarde)
 Apresentação da proposta prática de aprendizagem
Conceitualização de microbiota e disbiose intestinal
Intestino: que órgão é esse? Fundamentos fisiológicos, imunológicos, endócrino e microbiológicos
Leacky gut (Alteração de Permeabilidade Intestinal)
Sinais e sintomas na avaliação clínica de disbiose
Interpretação de Exame Bioquímicos na Modulação Intestinal19/04/2024 – sexta (tarde)Prática 1: identificando disbiose em uma consulta nutricional – aplicação de ferramentas validadasIntrodução – bases da prescrição nutricional
Bases na suplementação Nutricional
Legislação vigente - Definições e diferenciações
Atenção ao indicar um suplemento nas situações clínicas adversas
Formas farmacêuticas - Como realizar uma prescrição?
Interações e Biodisponibilidade composto Bioativo x nutriente x suplemento 20/04/2024 – sábado (manhã)
 Formas de prescrever VitaminasFormas de prescrever Minerais
Formas de prescrever Aminoácidos
Formas de prescrever Enzimas digestivas
Formas de prescrever Compostos/substâncias Bioativas
Formas de prescrever Prebióticos
Formas de prescrever Probióticos
Formas de prescrever Paraprobióticos
Formas de prescrever Simbióticos
Prática 2– Treinando a Prescrição na prática clínica – caso clínico
 26/04/2024 – sexta (tarde)
Prática 3 – visita técnica a uma Farmácia de manipulação 27/04/2024 – sábado (manhã)
 Fitoterápicos - Legislação
Prescrevendo chás de plantas medicinais
Prescrevendo Fitoterápicos – extratos seco e tinturas
Fitoterápicos – Prescrição para diferentes idades
Modulação intestinal – disbiose e prescrição juntosPrática 4: Suplementação para veganos
 04/05/2024 – sábado (manhã)
Modulação intestinal – disbiose e prescrição juntos - continuação
Estratégias Nutricionais para Hipocloridria e Hipercloridria no estômago.
Compostos bioativos na Modulação Intestinal
Prebióticos, Probióticos e Paraprobióticos na Modulação Intestinal: quando usar? Mecanismo de ação.
Aplicando os 6R na Modulação Intestinal na prática clínicaDisbiose na gastrite - prescrição e suplementação nutricional associadas
Disbiose no refluxo - prescrição e suplementação nutricional associadas
  10/05/2024 – sexta (tarde)
Disbiose na Doenças Inflamatórias Intestinais prescrição e suplementação nutricional associadas
Disbiose na Síndrome do Intestino Irritável - prescrição e suplementação nutricional associadas
Disbiose na constipação - prescrição e suplementação nutricional associadas
Disbiose na obesidade – prescrição e suplementação nutricional associadas
Disbiose na esteatose hepática - prescrição e suplementação nutricional associadas
Prática 5– Treinando a Prescrição na prática clínica – caso clínico
24/05/2024 – sexta (tarde)
Disbiose na enxaqueca - prescrição e suplementação nutricional associadas
Disbiose na ansiedade e depressão - prescrição e suplementação nutricional associadas
Disbiose na SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos - prescrição e suplementação nutricional associadas
Disbiose no Câncer- prescrição e suplementação nutricional associadas
 31/05/2024 – sexta (tarde)
Disbiose no atleta - prescrição e suplementação nutricional associadas
Atualizações do mercado, principais laboratórios, patentes e inovações.
Prática 6– Treinando a Prescrição na prática clínica – caso clínico

Unichristus- Sede Parque Ecológico