Evento: IV Semana de Luta Antimanicomial Voltar

mai 21 08:00
mai 22 18:00
IV Semana de Luta Antimanicomial
INSCRIÇÃO

🌟 Vem aí a IV Semana de Luta Antimanicomial da UNICHRISTUS! 🧠💚

Na manhã do dia 21 e  na noite do dia 22 de maio, o curso de Psicologia da Unichristus promoverá a sua IV Semana da Luta Antimanicomial, com o tema "Desafios na Interface entre Saúde Mental e Violências: Reflexões no Contexto da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial no Brasil". Tal evento objetiva promover reflexões e discussões sobre a Luta Antimanicomial no Brasil, movimento em prol dos direitos das pessoas com sofrimento mental e que pauta políticas de cuidado em saúde mental humanizadas e integradas, com ênfase na reinserção social, respeito aos direitos humanos e valorização da autonomia das pessoas em sofrimento psíquico. 

No contexto brasileiro, são desafios ao campo da saúde mental e da atenção Psicossocial o recrudescimento de discursos de ódio e de práticas como o racismo, a LGBTfobia, o machismo, a misoginia, a criminalização e o extermínio de juventudes e a pauperização da população, agravando condições de saúde mental de trajetórias de vida tornadas desumanas e subjetivadas de modo excludente.

Entendemos que, para uma formação ética e crítica em Psicologia, é necessário que sejam desmistificados os estigmas associados à saúde mental e aos transtornos mentais, promovendo um olhar ampliado e humanizado sobre os adoecimentos psíquicos. Nesse movimento, devemos explorar o processo histórico e visibilizar os desafios contemporâneos de defesa da liberdade como ética de cuidado e do respeito às diferenças. Durante a programação da semana, discutiremos as possibilidades de promover práticas de cuidado que fujam às lógicas manicomiais.

Desse modo, o evento terá como objetivos:
✨ Promover discussões e reflexões sobre a Luta Antimanicomial e suas implicações nas práticas e políticas de saúde mental; Considerar as discussões sobre violências e opressões de raça, gênero, sexualidade, classe, território e geração como expressões da colonialidade que atravessam as diferentes práticas de cuidado e saúde, no âmbito da saúde mental e da atenção psicossocial; e Produzir práticas multiprofissionais e interdisciplinares que fomentem o diálogo sobre hegemonia, colonialidade, exclusão social, processos de subjetivação, território, opressões existências.✨ 

Público Alvo:
🎓 Estudantes de Graduação em Psicologia e demais cursos da Unichristus.
Data: 
🗓️ 21 (manhã) e 22 (noite) de maio de 2024
Local: 
📍 Unichristus Parque Ecológico, Fortaleza, Ceará

Marque na agenda e venha fazer parte dessa jornada de aprendizado e conscientização. Juntos, somos agentes de transformação! 🚀✨
O evento contará com 4 horas de atividades complementares. Certificados/declarações serão emitidos acima de 75% de frequência. 

DATA/HORA
  • Ter 21/05/2024 08:00
  • Qua 22/05/2024 18:00
PROGRAMAÇÃO
O evento ocorrerá nos dias 21/05/2024, pela manhã, e 22/05/2024, pela noite e contará com mesas-redondas, palestras e discussões sobre o tema. 
LOCAL

Centro Universitário Christus - Campus Parque Ecológico

ENDEREÇO

R. João Adolfo Gurgel, 133 Cocó, Fortaleza - CE, Auditório Térreo

Compartilhe nas redes sociais