Evento: Inteligência Artificial em Arquitetura e Urbanismo Voltar

out 25 17:30
Inteligência Artificial em Arquitetura e Urbanismo

Justificativa:
A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em diversos setores da sociedade, demonstrando um potencial revolucionário em várias áreas, incluindo a arquitetura e o urbanismo. A IA oferece ferramentas e soluções inovadoras que podem auxiliar na criação de designs arquitetônicos mais eficientes, sustentáveis e inovadores, bem como no desenvolvimento de estratégias de planejamento urbano mais eficazes.

Neste contexto, a palestra sobre Inteligência Artificial em Arquitetura e Urbanismo se justifica pela necessidade de profissionais e estudantes dessas áreas compreenderem as possibilidades e implicações da IA. É imperativo que arquitetos e urbanistas estejam equipados com conhecimento atualizado sobre as tecnologias emergentes de IA, para que possam integrá-las de maneira eficaz em seus trabalhos, contribuindo para a construção de ambientes urbanos mais inteligentes, sustentáveis e habitáveis.

Além disso, a discussão sobre os desafios éticos e técnicos da implementação da IA nesses campos é crucial. A IA, embora ofereça muitos benefícios, também apresenta desafios significativos, incluindo questões éticas que devem ser cuidadosamente consideradas. A palestra proporcionará um espaço para explorar essas questões, permitindo que os participantes desenvolvam uma compreensão mais profunda e equilibrada sobre o uso responsável da IA em arquitetura e urbanismo.

A justificativa para a realização desta palestra também se baseia na crescente demanda por inovação e eficiência no campo da arquitetura e urbanismo. A IA pode desempenhar um papel vital na satisfação dessa demanda, oferecendo soluções que podem transformar a maneira como os projetos arquitetônicos e urbanísticos são concebidos, desenvolvidos e implementados. Assim, a palestra visa não apenas informar, mas também inspirar os participantes a explorar e adotar as tecnologias de IA em seus próprios trabalhos, impulsionando a evolução contínua da arquitetura e urbanismo no século XXI.

Objetivo Geral:
Introduzir os participantes ao campo da Inteligência Artificial, enfatizando sua relevância e aplicação na arquitetura e urbanismo. Busca-se proporcionar uma compreensão clara e concisa dos conceitos fundamentais da IA e destacar seu papel transformador no design e planejamento urbano contemporâneo.

● Apresentar definições e conceitos básicos de IA.
● Expor a evolução histórica da IA.
● Apresentar exemplos práticos de aplicação da IA em arquitetura e urbanismo.
● Discutir os desafios éticos e técnicos na aplicação da IA em arquitetura e urbanismo.

Metodologia:
A palestra será apresentada de forma presencial, com a utilização de slides para ilustrar os conceitos e exemplos. Haverá um espaço para perguntas e respostas ao final da apresentação.

Público-alvo: Alunos e egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus.

Carga Horária: 1h/a

Categoria: Ensino

• Qua 25/10/2023 17:30
Data: 25 de outubro de 2023
Horário: 17h30min às 18h30min.
Local: Auditório - Campus Dom Luís

Campus Dom Luís