Evento: Seca em Jogo Voltar

nov 30 18:35
Seca em Jogo

Seca em Jogo: uma ferramenta lúdica aplicada ao planejamento de secas

Professor:
Dr. Daniel Cid

Currículo: Doutor e Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará. Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (2014), graduado em Master 1 - Genie Civil - Universite de Havre (2013). Atualmente é pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, atuando principalmente na operação de reservatórios, gestão de secas e gestão dos recursos hídricos.

Tipo: Palestra Presencial

Justificativa:
Os jogos sérios têm sido aplicados em diversas áreas do conhecimento, incluindo a engenharia, com o propósito de facilitar a aprendizagem social, estimulando a compreensão e a discussão sobre variados temas. Recentemente, um grupo de pesquisadores ligados à Universidade Federal do Ceará (UFC), à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) desenvolveu um jogo sério voltado para a elaboração de estratégias proativas de convivência com a seca no estado do Ceará. Esse jogo tem aprimorado a participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos do estado, proporcionando uma experiência de aprendizagem ativa e incentivando a empatia entre os jogadores. Além disso, tem estimulado debates acerca dos diferentes usos da água, das normas e das ações relacionadas à promoção do uso sustentável dos recursos hídricos.

Categoria: Ensino.

Objetivo geral: Apresentar o jogo sério "Seca em Jogo"

- Explorar e discutir conceitos fundamentais do Planejamento Proativo de Secas.
- Apresentar práticas e estratégias de convivência com a seca implementadas no estado do Ceará.

Público-alvo: Alunos e profissionais do Curso de Engenharia Civil.

Principais disciplinas envolvidas: Hidráulica, Hidrologia, Saneamento Básico e Ambiental I, Saneamento Básico e Ambiental II, Gestão Ambiental.

Carga horária: 2h/a.

Observações:
As horas de atividade complementar serão validadas mediante inscrição no Painel de Eventos, comprovação de presença e preenchimento do formulário A3 disponibilizado no Painel de Eventos.

• Qui 30/11/2023 18:35
Dia: 30 de novembro de 2023.
Horário: 18:35 às 20:15

Unichistus - Campus Dom Luís