Evento: Clube do livro Diálogos Transversos - Set. 2023 Voltar

set 15 16:30
Clube do livro Diálogos Transversos - Set. 2023

O Diálogo Trans(versos): Clube do Livro é vinculado ao Laboratório Escuta, que é o Laboratório de Pesquisas e Práticas em Psicologia Clínica do curso de psicologia da Unichristus, com o intuito de debater um livro com enfoque literário abordando temas que são relevantes para a prática profissional e para a formação dos(as) estudantes de psicologia. Fazer o ato de leitura um ato de crescimento, de florescimento e de construção de saberes a partir das experiências dos personagens das histórias relacionando com as experiências pessoais e profissionais dos participantes do Clube, gerando novas formas de aprendizagem. É importante que a formação do(a) estudante de psicologia possa ser teórica, prática e vivencial, que implica na aquisição de conhecimentos, momentos de debates de casos e reflexões sobre as experiências pessoais.

A metodologia do encontro acontecerá de maneira dialógica entre os(as) facilitadores e os(as) participantes, em que se possam construir um espaço de troca de novos conhecimentos. A cada encontro será escolhido um livro e os(as) participantes podem ler o livro selecionado para realizar o debate.

“A bailarina de Auschwitz é a história inspiradora e inesquecível de uma mulher que viveu os horrores da guerra e, décadas depois, encontrou no perdão a possibilidade de ajudar outras pessoas a se libertarem dos traumas do passado. Edith Eger era uma bailarina de 16 anos quando o Exército alemão invadiu seu vilarejo na Hungria. Seus pais foram enviados à câmara de gás, mas ela e a irmã sobreviveram. Edith foi encontrada pelos soldados americanos em uma pilha de corpos dados como mortos. Mesmo depois de tanto sofrimento e humilhação nas mãos dos nazistas, e após anos e anos tendo que lidar com as terríveis lembranças e a culpa, ela escolheu perdoá-los e seguir vivendo com alegria. Já adulta e mãe de família, resolveu cursar psicologia. Hoje ela trata pacientes que também lutam contra o transtorno de estresse pós-traumático e já transformou a vida de veteranos de guerra, mulheres vítimas de violência doméstica e tantos outros que, como ela, precisaram enfrentar a dor e reconstruir a própria vida. Este é um relato emocionante de suas memórias e de casos reais de pessoas que ela ajudou. Uma lição de resiliência e superação, em que Edith nos ensina que todos nós podemos escapar à prisão da nossa própria mente e encontrar a liberdade, não importam as circunstâncias”

Tem como objetivos:

- Facilitar a produção de conhecimento de forma prática e vivencial sobre entrar em contato consigo mesmo em relação a questões individuais e relações sociais, comunitárias e familiares no mundo contemporâneo;

- Promover reflexões sobre os estudos e intervenções que envolvam a temática da existência humana que retratam o sentido de vida e a liberdade.

Docente responsável: Profa. Dra. Deyseane Maria Araújo Lima
Link de acesso: https://meet.google.com/eyj-aeuq-rts

• Sex 15/09/2023 16:30
15/09 – 16:30 às 18:30h
Apresentação do autor do livro “A bailarina de Auschwitz”, Edith Eva Eger.
Debate sobre o livro “A bailarina de Auschwitz”, Edith Eva Eger.
Reflexão sobre o sentido da vida e a liberdade na existência humana em situações de sofrimento extremo.

A declaração de 2h complementares só será disponibilizada aos participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência no evento.