Evento: Nutrição enteral e parenteral na ponta do lápis Voltar

out 28 08:00
nov 11 08:00
nov 25 08:00
Nutrição enteral e parenteral na ponta do lápis
  • 80,00 reais
  • Cartão de crédito

Justificativa:

O Curso propõe contemplar a partilha de conhecimento científico em uma perspectiva social, humanista, holística e técnica da atuação do nutricionista na terapia nutricional enteral e parenteral conforme Resolução de N° 600 de 2018 do Conselho Federal dos Nutricionistas e  RDC Nº 503, de 27 de maio de 2021 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A temática é relevante para a comunidade acadêmica do Centro Universitário Unichristus bem como para o público externo considerando a importância do monitoramento e evolução do quadro clínico do paciente com base em uma abordagem completa do nutricionista.

Justifica-se também o fato que a Nutrição enteral e parenteral na ponta do lápis – 1º edição, visa atender uma demanda de constante atualização evidenciada no atual contexto de pandemia, considerando que a recuperação do estado nutricional do paciente no âmbito hospitalar e domiciliar que  contribui de forma significativa para a recuperação de sua saúde.

Assim, o Curso propõe desenvolver interação numa ampla perspectiva de saúde não somente no contexto terapêutico, como também na valorização humanista, holística e técnica, assim como também a intercessão entre saberes tradicionais, populares e ciência.

O evento contemplará momentos de imersão dos alunos em conteúdos e temáticas amplas embasadas na literatura atual, nacional e internacional.

Assim, sugere-se a realização de uma edição pioneira, extraordinária, inédita e especial do Curso “Nutrição enteral e parenteral na ponta do lápis “– 1º edição, totalmente presencial.

Objetivo geral:
Proporcionar um momento de debate na temática de Nutrição enteral e parenteral no ambiente hospitalar, ambulatorial e domiciliar.

-Possibilitar a participação de alunos em eventos científicos;
    -Fomentar um amadurecimento do senso crítico e questionador dos alunos frente à discussões sobre temáticas atualizadas;
    -Proporcionar um momento de apreensão do conhecimento através de problematizações e discussão entre alunos e professores palestrantes;
    -Oferecer a oportunidade dos alunos participarem de prática clínica no laboratório de simulação sobre a temática;

Metodologia:

Exposição dialogada, discussões expositivas presenciais e práticas clínicas.

Público alvo:
Estudantes dos Cursos da área da saúde do Centro Universitário Christus - Unichristus.
Alunos de outras instituições e nutricionistas externos - Público externo de áreas afins.
Carga horária:  20 h
Dia de semana:  Sábado Letivo
Local:Unichristus PE
Corpo docente:
Profª. Dra. Lélia Sales de Sousa
Profª Mestranda Cícera Marúzia Grangeiro Martins

• Sáb 28/10/2023 08:00
  • Sáb 11/11/2023 08:00
  • Sáb 25/11/2023 08:00
28/10//2023 – sábado  - 10 h/aula
 -Legislações atualizadas em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.
-Atuação e atribuições do nutricionista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.
-Definições Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.
-Principais Guidelines nacionais e internacionais
-Terapia Nutricional Enteral - artesanal, industrializada semi prontas para o uso e industrializada prontas para o uso –
Participação da Nestlé (Linha Hospitalar)
-Mercado e Marketing Terapia Nutricional Enteral  e Parenteral
-Terapia Nutricional Enteral - particularidades – indicações e contra indicações
11/11/2023 - sábado - 5 h/aula
           - Terapia Nutricional Enteral - vias de acesso – tipos de sonda e ostomias (relembrando a anatomia e fisiologia do TGI)
           - Terapia Nutricional Parenteral - particularidades – vias e acesso, indicações, contra indicações e complicações
           -  Prática no laboratório de simulação  - Laboratório do  7º andar
           - Cálculos em Enteral - início
           - Cálculos em Parenteral - início 25/11/2023 – sábado - 5 h/aula
 -Cálculos em Enteral, casos clínico pediatria, caso clínico pediatria especial, caso clínico adolescente, caso clínico adulto, caso clínico geriatria
-Cálculos em Parenteral,  casos clínico  pediatria, caso clínico pediatria especial, caso clínico adolescente, caso clínico adulto, caso clínico geriatria
-Quais os potenciais riscos na saúde intestinal e sistêmica das dietas enterais industrializadas.
-Nutrição Enteral Funcional, é possível?
-Nutrição Home Care - desafios e potencialidades.
-Encerramento

Unichristus- Sede Parque Ecológico