Evento: NUTRICINE Voltar

mai 26 09:00
NUTRICINE
INSCRIÇÃO
  • Sem custo para o aluno.

Justificativa:
Estudos demonstram que filmes, documentários e reportagens não são apenas entretenimentos, podendo se revestir como estratégias para fomentar reflexões acerca de temas acadêmicos de interesses gerais ou pontuais. Podem ser usados como ponto de partida para trabalhar conteúdos curriculares ou incentivar debates sobre questões relevantes de cunho educativo ou sociocultural.
 
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mais especificamente no parágrafo 8º do Artigo 26, está escrito que a exibição de filmes de produção nacional se constitui componente curricular complementar que deverá estar integrado à proposta pedagógica da escola (Brasil, 1996). A escolha do documentário teve como critério o envolvimento de assunto concernentes às disciplinas no Semestre 1 (S1) do curso de Nutrição.
 
Filme/documentário escolhido:  O documentário escolhido foi “Sugar vs Fat”. O documentário mostra os irmãos gêmeos britânicos Alexander e Chris Van Tulleken testando 2 tipos de dietas restritivas, um só consumiu carboidratos durante um mês e o outro apenas proteínas. Com o acompanhamento de uma nutricionista e um médico especialista, Alexander cortou totalmente os carboidratos (pães, massas, cereais, etc.), enquanto Chris ingeriu uma quantidade mínima de gordura (frituras), focando sua dieta em carboidratos (doces, pães, legumes e tudo mais) durante um mês. Ambos comeram quanto quisessem, desde que seguissem à risca as limitações impostas. Como ambos não fazem muito exercício físico, eles seguiram o mesmo modelo de vida e não tiveram gastos calóricos diferenciados.
Objetivo geral:
 Discutir o efeito dos tipos de dietas restritivas e seu impacto na saúde.
Objetivos específicos:
Identificar os tipos de restrições alimentares realizadas;
Caracterizar as áreas afetadas na vida dos personagens;
Avaliar a influência das redes sociais na alimentação;
Destacar aspectos ético na prática clínica do Nutricionista.

DATA/HORA
  • Sex 26/05/2023 09:00
PROGRAMAÇÃO
Metodologia:
Exibição de documentário para os alunos do semestre 1 (S1), no auditório, com a mediação da professora Dr. Richele Machado.
 
Professora convidada Dr. Carla Laíne para falar sobre dietas restritivas e seu impacto na saúde.
 
Os alunos serão convidados a assistir atentamente ao documentário, orientados a anotar as particularidades, detalhes e informações pertinentes aos objetivos (geral e específicos).
 
Os alunos deverão fazer uma resenha (1 página) sobre o documentário e entregar para coordenação de curso para validação das horas complementares.
 
PROGRAMAÇÃO:
Carga horária: 2 horas
Dias da semana: sexta-feira (9:00 horas)
Local: Sede Aldeota
Horário: CD
Data da atividade:26.05.2023
Nº de vagas: 25
LOCAL

Sede Aldeota

ENDEREÇO

Rua Visconde de Mauá, Aldeota, Fortaleza-CE, 1940 Aldeota, Fortaleza - CE, Fortaleza-CE

TELEFONES INFORMAÇÕES

(85)3265-8131

Compartilhe nas redes sociais