Evento: Curso de TQS Básico Voltar

mai 20 08:00
jun 03 08:00
Curso de TQS Básico
  • Valor R$92,00. Inscrições até 11/05/2023.
  • Pagamento somente por meio de cartão de crédito no painel de eventos.
  • Cartão de Crédito

Professor: Icaro Rodrigues Marques

Tipo: Curso Presencial

Justificativa: Os projetos estruturais são partes fundamentais do processo de construção e tornam-se indispensável para a execução de uma edificação de qualquer porte. Com o passar do tempo a necessidade de agilizar os processos e produção de projetos, vieram as ferramentas, softwares, que auxiliam aos engenheiros estruturais a analisar, dimensionar e desenhar os projetos estruturais de maneira mais fácil e integrada. O Software TQS é um dos softwares comerciais mais difundidos do Brasil e possibilita ao engenheiro desenvolver seus projetos estruturais de modo integrado, avaliando toda a estrutura e dimensionando ela em um só lugar. Portanto, antecipar o contato com ferramentas para projetos estruturais ainda no ambiente escolar aproximando os alunos ao contexto real do ato de projetar, compondo, uma nova trilha de aprendizagem no âmbito de projetos e avaliação de estruturas.

Categoria: Ensino.

Objetivo geral: Apresentar os processos de desenvolvimento de um projeto de uma estrutura de concreto armado auxiliado por computador, via Sistema CAD/TQS.

- Modelar uma edificação no Sistema CAD/TQS;
- Processar e analisar os esforços, as flechas e os detalhamentos do edifício-alvo;
- Preparar as plantas que compõem o projeto estrutural do edifício-alvo.

Conteúdo Programático:
Apresentar os principais pontos de uma modelagem de uma estrutura em concreto armado com uma arquitetura base. Modelar cada um dos pavimentos da estrutura e seus elementos (lajes, vigas, pilares e fundações), inserindo os carregamentos necessários. Analisar e processar a estrutura para avaliar condições de confiabilidade e segurança seguindo indicações da NBR 6118:2014. Dimensionar e detalhar os elementos estruturais avaliados. Montar pranchas simulando a entrega de um projeto estrutural.

Público-alvo: Alunos e profissionais dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Principais disciplinas envolvidas: Todas as disciplinas.

N° máximo de inscrições: 20 alunos.
N° mínimo de inscrições: 8 alunos.

Carga horária: 12h/a.

Observações importantes:
1) As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas, que são LIMITADAS
2) Caso não haja formação do número mínimo de inscritos, a Atividade Complementar será cancelada.
3) As horas de atividade complementar serão validadas mediante inscrição no Painel de Eventos, comprovação de 75% de presença e preenchimento do formulário A3 disponibilizado no Painel de Eventos.

• Sáb 13/05/2023 08:00
  • Sáb 20/05/2023 08:00
  • Sáb 03/06/2023 08:00
Dia: 13 e 20 de maio e 03 de junho.
Local: Laboratório 203 (2º Andar) - Unichristus - Campum Dom Luís

Laboratório de informática – 205. Unichristus, Campus Dom Luís.

Avenida Dom Luís, 911 Meireles, Fortaleza - CE,