Evento: Introdução à Big Data com Apache Spark Voltar

nov 19 08:00
Introdução à Big Data com Apache Spark

Justificativa: O conceito de Big Data descreve o grande volume de dados (estruturados ou não) e que são gerados a cada segundo. Explicando de um modo mais simples, o Big Data é um processo de análise e interpretação de um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados.

Esse conjunto de dados pode ser utilizado para resolver problemas de negócios e ajudar na tomada de decisão. Hoje, praticamente tudo virou dados. Ter acesso a esses dados e saber analisá-los se tornou essencial para qualquer segmento de negócio.

A análise de grandes quantidades de informação é uma das grandes tendências da tecnologia e o Big Data está cada vez mais presente em diferentes departamentos dentro de uma empresa e, inclusive, na indústria.
Objetivo geral: Estudar os princípios, técnicas e ferramentas necessárias para lidar com grandes volumes de Dados.
- Compreender os princípios de análise de Big Data
- Desenvolver algoritmos em Python com o framework Apache Spark para manipular grandes volumes de dados
- Aplicar transformações sobre os dados para encontrar padrões em Big Data
- Palestra expositiva com uso de projeção multimídia
Público-alvo:
- Estudantes de Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Pré-requisitos:
-  Básico de Linguagem Python.

Carga horária: 04h
Dias de semana: sábado
Local: Encontro remoto Google Meet
Horário: 8h00min – 12h00min