Evento: I Diálogos sobre Arquitetura Arquitetura no Sertão Voltar

ago 24 17:30
I Diálogos sobre Arquitetura Arquitetura no Sertão
  • Inscrições encerradas

Palestrantes: Arq. Deborah Lins e Arq. George Lins (Escritório Lins Arquitetos Associados)
Tipo: Palestra online, com utilização da plataforma Google Meet.

Justificativa:
Entender o clima local é fundamental para desenvolver as diretrizes projetuais que garantam conforto. Viver em regiões de clima quente exige mecanismos para amenizar o calor dos ambientes internos. Nesses locais de clima quente, como nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país, a máxima “criar uma sombra” é a estratégia primeira de qualquer bom projeto. Ainda com relação ao clima, será abordado o tratamento às condicionantes
locais e como criar soluções projetuais que busquem o maior conforto térmico das edificações. A escolha de espécies e disposição da vegetação afeta diretamente o conforto e a sustentabilidade de uma edificação. Conhecer e entender os materiais locais são excelentes meios de garantir um custo baixo de execução, bem como promover uma identidade projetual local. O respeito à cultura do local alinhados a um desenho com traços marcantes gera uma forte identidade a arquitetura, pois compreende e respeita o clima da região, as vivências das pessoas e as tradições construtivas. A palestra “Arquitetura no Sertão” será ministrada pelo escritório Lins Arquitetos Associados, vencedor do Prêmio PROJETO EXECUTADO IAB SP (2019), 7º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel (2020), 3º lugar na Categoria Profissional – Edificação Comercial do 8º Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura, entre outros.

Categoria: Ensino.

Objetivo geral: Apresentar as experiências do escritório a partir de soluções projetuais encontradas na busca da formação de uma identidade arquitetônica local.

- Discutir as experiências e relação com os clientes, além dos experimentos no canteiro de obras;
- Conhecer as estratégias baseadas nos 4 temas fundamentais para a realização de seus projetos: clima, vegetação, materiais e cultura.

Público-alvo: Alunos e profissionais dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Principais disciplinas envolvidas: Todas as disciplinas.

Carga horária: 1h/a.

• Qua 24/08/2022 17:30
Dia: Quarta-feira, 24 de agosto de 2022.
Horário: 17:30h às 18:30h
Local: Unichristus (Google Meet:  https://meet.google.com/uus-xzfb-wpd)