Evento: Visita Técnica ao Centro Histórico de Fortaleza Voltar

jun 11 08:00
Visita Técnica ao Centro Histórico de Fortaleza
  • Valor R$5,00. Inscrições até 10/05/2022.
  • Pagamento somente por meio de cartão de crédito no painel de eventos.
  • Cartão de Crédito

Justificativa:
A visita técnica por seu caráter histórico será uma experiência única para os acadêmicos do curso de Arquitetura de Urbanismo, pois visitará os espaços de memória e equipamentos urbanísticos, notadamente as igrejas (do Coração de Jesus, de Nossa Senhora do Carmo, do Rosário, do Pequeno Grande e a Catedral de Fortaleza), como patrimônio histórico, as quais explicam a existência histórica da cidade de Fortaleza. Permitindo os estudantes vivenciarem os conceitos e aprendizagens estudados em sala de aula.

Categoria: Ensino.

Objetivo geral:
Entender e conhecer historicamente as origens do processo urbanístico e arquitetônico da cidade de Fortaleza a partir das construções das igrejas, especialmente suas primeiras edificações e a modificação do ambiente já existente construído pelos indígenas e depois apropriados e reconstruídos pelos dominadores portugueses e as elites locais, notadamente no período conhecido como Belle Époque no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX.

Identificar a historicidade dos locais e identificar possíveis possibilidades de intervenções como profissionais da arquitetura e do urbanismo no que se refere à mobilidade da cidade, sua reorganização e possíveis intervenções nas igrejas da cidade.

Público-alvo:
Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus.

Principais disciplinas envolvidas:
Teoria e História da Arquitetura no Brasil e Teoria e História da Arquitetura I

N° máximo de inscrições: 20 alunos.
N° mínimo de inscrições: 5 alunos.

Carga horária: 2h/a.

Observações:
O ponto de encontro será em frente à Catedral de Fortaleza.

• Sáb 11/06/2022 08:00
Dia: 11 de junho de 2022.
Horário: 08:00 às 11:00
Local: Em frente à Catedral de Fortaleza