Evento: Startup: compartilhando uma experiência Voltar

mai 19 17:00
Startup: compartilhando uma experiência

Cursos:

Título da palestra: Startup: compartilhamento de uma experiência empreendedora
Categoria: Ensino

No semestre letivo de 2021.1, foi evidenciado, por meio de um Trabalho de Conclusão de Curso (pesquisa) de um dos nossos discentes do Curso de Sistemas de Informação, o perfil empreendedor de muitos dos(as) nossos(as) discentes, a destacar suas potencialidades e também limitações.
Consciente disso, sob o intuito de contribuir com o reforço de possíveis competências empreendedoras e até mesmo com o despertar do interesse dos(as) discentes do próximo semestre, está sendo proposta esta atividade intitulada “Startup: compartilhamento de uma experiência empreendedora”, visando a oportunizar o contato e o diálogo entre os(as) discentes do nosso centro universitário e um empreendedor cearense.
Em respeito à prévia classificação da experiência empreendedora como sendo “startup” condiz com a intencionalidade do proponente desta atividade de conseguir despertar o interesse e, consequentemente, ter sua proposta reconhecida como atraente e que mobilize os(as) discentes a participar.

Objetivo geral:
Oportunizar o diálogo e a troca de experiência entre um empreendedor cearense, que representará uma startup, e os(as) discentes dos Cursos de Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Discutir empreendedorismo sob um viés pragmático.
Comprovar que é possível um(a) jovem empreender.
Estimular o espírito empreendedor entre os(as) discentes.
A atividade proposta será realizada por meio de metodologia expositiva e dialogada, inicialmente abordando os resultados da pesquisa acerca o perfil empreendedor dos alunos de SI (BARRETO, 2021)¹ para, em seguida, contemplar a experiência de um empreendedor e sua startup (IZI: Varejo Inteligente)².
Assim, reforça-se que a metodologia da atividade em foco consistirá em uma metodologia de ensino ativo, a utilizar do método de caso, o qual, segundo Gil (2021)³, envolve a descrição de situações reais e não construções elaboradas pelos professores, possibilitando que os(as) discentes se coloquem no lugar da pessoa a quem representará o caso, sendo muitas vezes essa o(a) tomador(a) de decisão ou o(a) revolvedor(a) de uma situação problema.
E quanto a etapas para sua devida realização, são elas: aceite da proposta pelas coordenações dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências Contábeis; confirmação da disponibilidade do empreendedor da startup idealizada e também do autor da pesquisa anteriormente mencionada; divulgação do evento entre os(as) discentes; realização do evento; avaliação do evento e documentação de sua realização.

¹BARRETO, M. Empreendedorismo: motivações e perfil empreendedor de graduandos em Sistemas de Informação de uma IES em Fortaleza/CE. 2021, 50 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação). Centro Universitário Christus.

²Instagram: @iziapp

³GIL, A. C. Metodologia de Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

Público-alvo:
Discentes dos cursos de Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Principais disciplinas envolvidas:
Empreendedorismo; Comunicação Empresarial; Economia; Sociologia e Ética Profissional.

Carga horária: 01h
Dias de semana: quinta-feira