Evento: Riscos no desenvolvimento WEB Voltar

mai 07 11:00
Riscos no desenvolvimento WEB

Título da atividade proposta:

Introdução a vulnerabilidades/riscos no desenvolvimento de aplicações WEB

Categoria: Ensino

O crescimento da Internet proporcionou uma mudança importante na evolução do software, acarretando uma presença cada vez maior de sistemas da informação em ambientes Web e, consequentemente, em um aumento de vulnerabilidades e ameaças à segurança. Nesse contexto, o desenvolvimento seguro de aplicações a serem acessadas por meio da internet tornou-se um componente crucial para os sistemas de software no mercado, sendo necessário explorar as principais vulnerabilidades ou riscos existentes na codificação de softwares para ambientes Web, e conscientizar e direcionar os desenvolvedores de sistemas de informações.

Nesse sentido, propõe-se a realização de uma palestra de 50 minutos para introduzir aos alunos sobre vulnerabilidades e riscos existentes em sistemas WEB, e que podem ser explorados por agentes maliciosos.

Objetivo geral:

A proposta deste componente curricular é orientar e preparar os alunos para que tenham uma visão geral de vulnerabilidades e riscos existentes em sistemas WEB passíveis de exploração por agentes maliciosos.

Conhecer os principais órgãos internacionais de segurança e seus projetos de rankings de principais riscos/vulnerabilidades em sistemas para a WEB.
    Conhecer as principais vulnerabilidades existentes.
    Ter uma visão geral das principais práticas de controle proativo para as vulnerabilidades citadas

Aula expositiva com participação dos alunos em discussões sobre questões definidas em salas de aulas

Público-alvo:

Alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Sistemas para a Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Principais disciplinas envolvidas:

Programação WEB
Sistemas de Informação
Segurança da informação

• Sáb 07/05/2022 11:00
Carga horária: 01h
Dias de semana: sábado
Local: Encontro remoto Google Meet
Período: 07/05/2022.
N º de vagas:30 (mínimo 10)
Investimento do aluno(a): gratuito
Orçamento: gratuito