Evento: Visita Técnica ao Centro Histórico de Fortaleza Voltar

dez 04 09:00
Visita Técnica ao Centro Histórico de Fortaleza

Justificativa:
A visita técnica por seu caráter histórico será uma experiência única para os acadêmicos do curso de Arquitetura de Urbanismo, pois visitará os espaços de memória e equipamentos urbanísticos, notadamente as igrejas (do Coração de Jesus, de Nossa Senhora do Carmo, do Rosário, do Pequeno Grande e a Catedral de Fortaleza), como patrimônio histórico, as quais explicam a existência histórica da cidade de Fortaleza. Permitindo os estudantes vivenciarem os conceitos e aprendizagens estudados em sala de aula.

Categoria:

Objetivo geral:
Entender e conhecer historicamente as origens do processo urbanístico e arquitetônico da cidade de Fortaleza a partir das construções das igrejas, especialmente suas primeiras edificações e a modificação do ambiente já existente construído pelos indígenas e depois apropriados e reconstruídos pelos dominadores portugueses e as elites locais, notadamente no período conhecido como Belle Époque no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX.

Observações importantes:
1) Não será disponibilizado transporte até o local.

Identificar a historicidade dos locais e identificar possíveis possibilidades de intervenções como profissionais da arquitetura e do urbanismo no que se refere à mobilidade da cidade, sua reorganização e possíveis intervenções nas igrejas da cidade.

Público-alvo:
Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus.

Principais disciplinas envolvidas:
Teoria e História da Arquitetura no Brasil e Teoria e História da Arquitetura I

• Sáb 04/12/2021 09:00
Dia: Sábado, 04 de Dezembro de 2021.

Horário: 08:00 às 11:00

Local: Em frente a Catedral de Fortaleza