Evento: Aula Magna: Critical Legal Studies Voltar

out 25 19:00
Aula Magna: Critical Legal Studies

A Aula Magna é o momento de abertura do semestre. Na oportunidade, os trabalhos acadêmicos se inicial por meio do contato com autores nacionalmente conhecidos. Trata-se de uma atividade que objetiva impulsar e integrar alunos e professores.

A conferência desta edição apresenta como temática "Critical Legal Studies e movimentos críticos no Direito", com abordagem acessível a todos os discentes e docentes da Instituição, dada sua importância, abrangência e atualidade.

• Seg 25/10/2021 19:00
Aula Magna

Tema: "Critical Legal Studies e movimentos críticos no Direito"

Conferencista: Philippe Oliveira de Almeida
Curriculum: Professor adjunto de Filosofia do Direito na Faculdade Nacional de Direito (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Possui pós-doutorado pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina e pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e Bacharel em Direito pela mesma instituição. Bacharel em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Atua nos campos da Filosofia do Estado, da Teoria Geral do Estado, da Filosofia do Direito e da Teoria Geral do Direito. Foi professor substituto na UFMG.

Atualmente, vem pesquisando a gênese e o desenvolvimento das teorias críticas do Direito "pós-modernas" (como os Critical Legal Studies e a Critical Race Theory), bem como a interlocução destas com o pensamento utópico (à luz de autores como Karl Mannheim, Ernst Bloch e Paulo Ferreira da Cunha). A articulação entre Estado moderno, soberania e colonialidade também ocupa espaço privilegiado em seus estudos.

Data: 25/10/2021 - segunda-feira
Link do meet: https://meet.google.com/ohc-uxdy-pev
Carga horária: 3 h/a (Grupo III - Extensão), mediante registro de presença por formulário enviado ao final do
evento (não é necessário o formulário A3).
Público Alvo: alunos do curso de Direito dos campi Dom Luís e Parquelândia