Evento: Curso de QGIS para diagnóstico urbanístico Voltar

out 23 08:00
out 30 08:00
Curso de QGIS para diagnóstico urbanístico
  • Valor R$ 60,50. Inscrições até 20/10/2021.
  • Pagamento somente por meio de cartão de crédito no painel de eventos.
  • Cartão de Crédito

Professora: Mariana Quezado Costa Lima

Tipo: Curso on-line

Justificativa: A utilização do geoprocessamento no diagnóstico/caracterização de áreas para realização de projetos (seja urbanístico ou arquitetônico) tem crescido cada vez mais. Um dos maiores ganhos do geoprocessamento, mais que produzir mapas, é a possibilidade de produzir novas informações a partir da sobreposição de dados brutos. Um dos softwares mais importantes de geoprocessamento hoje é o QGIS, o qual é um software livre e open source, o que faz com que ele seja gratuito e tenha uma imensa comunidade virtual atuante. O QGIS não substitui a capacidade analítica do(a) aluno(o), mas dominar a ferramenta sabendo utilizá-la para seu propósito pode contribuir para a agilidade e a qualidade da análise espacial. Além da contribuição nas disciplinas de projeto, e principalmente no TCC, a utilização de software de geoprocessamento tem se mostrado um diferencial no mercado de trabalho.

Categoria: Ensino.

Objetivo geral: Capacitar o(a) aluno(a) utilizar o QGIS como uma ferramenta de grande utilidade para produção de mapas de diagnóstico.

Confeccionar mapas básicos para um diagnóstico de projeto (arquitetônico e urbanístico);
Aprender a se organizar na ferramenta, o que facilitará a produção de mapas;
Criar dados primários e editar dados secundários, de forma que a não depender apenas das bases oficiais disponíveis;
Compreender os caminhos da ferramenta, de modo entender os processos e desenvolver autonomia.

Metodologia: Aula remota com a utilização do Google Meet.

Conteúdo Programático: Interface. Recomendações de organização do trabalho no QGIS. Mapas de simbologia simples. Mapas categorizados. Mapas graduados. Rótulos. Confecção de pranchas completas no QGIS (Legenda, Escala, Norte, Texto). Criação de shapefiles. Criação e edição de geometrias. Edição da tabela de atributos.

Público-alvo: Alunos e profissionais do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Principais disciplinas envolvidas: TCC. Disciplinas de projeto urbano. Disciplinas de projeto arquitetônico.

N° máximo de inscrições: 15 alunos.
N° mínimo de inscrições: 8 alunos.

Carga horária: 8h/a.

Pré-requisitos: Possuir computador com acesso à internet e com instalação do QGIS (gratuito).

• Sáb 23/10/2021 08:00
  • Sáb 30/10/2021 08:00
Dia: 23 e 30 de Outubro de 2021
Horário: 08:00 às 12:00
Local: Plataforma Google Meet.

Observações importantes:
1) As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas, que são LIMITADAS
2) Caso não haja formação do número mínimo de inscritos, a Atividade Complementar será cancelada.
3) Atividade Complementar exclusiva para os alunos devidamente matriculados na Unichristus.
4) As horas de atividade complementar serão validadas mediante comprovação de 75% de presença e preenchimento do formulário A3 disponibilizado no Painel de Eventos.