Evento: Produção de Trabalhos Científicos com LaTeX Voltar

• Cartão

Título da atividade proposta: Produção de Trabalhos Científicos com LaTeX

Categoria: Ensino
Justificativa: O LaTeX é uma ferramenta computacional que auxilia a produção de textos científicos, que permite ao usuário concentrar-se na produção do conteúdo textual, otimizando seu tempo ao minimizar esforços com a formatação/aparência do documento aumentando a produtividade do processo e resultando em uma diagramação final de alto nível, facilitando, inclusive, a leitura do texto. Entretanto, o LaTeX apresenta uma curva de aprendizado significativa que acaba por gerar resistência em sua utilização.

Objetivo geral: Capacitar os interessados no desenvolvimento de textos em LaTeX, focando a produção de documentos (ex. TCC) de acordo com normas/templates fornecidos pela instituição.

Capacitar a utilização do sistema LaTeX para produção de trabalhos acadêmicos;
    Desenvolver habilidades e autonomia para escrita de trabalhos científicos em LaTeX;
    Apresentar e permitir um primeiro contato orientado de forma que os participantes possam utilizar o LaTeX como ferramenta cotidiana.

Metodologia:
    Aula expositiva e dialogada, mesclando exposição da teoria utilizando slides e demonstrações em computador;
    Apresentação das ferramentas e exercícios práticos de manipulação dos conceitos apresentados.

Público-alvo:
    Prioritário, mas não exclusivo a estudantes matriculados na disciplina de TCC.

Principais disciplinas envolvidas:
    Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Carga horária: 04h
Dias de semana: sábado
Local: Encontro remoto Google Meet (a ser enviado por email)
Horário: 08h00min às 12h00min