Evento: Como montar um dataset? Voltar

set 17 17:00
Como montar um dataset?

Título da atividade proposta: Como montar um dataset? Ciência de dados, mineração e busca de padrões

Categoria: Pesquisa

Justificativa: O grande volume de dados produzido atualmente no mundo pode ser utilizado para diversos tipos de estudos/aplicações que vão desde buscar um lugar para se comer ou até decidir que uma ambulância deve ser chamada, pois uma pessoa caiu dentro de casa e não está se movendo. Diante deste grande volume de dados, da possibilidade de criação de inúmeros tipos de aplicações, podemos apresentar aos alunos da área de Sistemas de Informação alguns métodos, técnicas e ferramentas para criar datasets. Os datasets poderão ser usados em pesquisas futuras como o TCC, artigos científicos, e ou aplicações para clientes.

Objetivo geral: Apresentar aos alunos técnicas e ferramentas para criar datasets, também apresentar algumas ferramentas para análise de dados.

Apresentar um panorama sobre o volume de dados da internet, onde os alunos poderão buscar dados e como irão registrá-los de forma organizada;
Apresentar algumas ferramentas, como python, jupyter notebook, selenium, scrapy e pandas;
Apresentar alguns trabalhos que utilizaram as referidas ferramentas para criar seus datasets;
Apresentar resultados de trabalhos que utilizaram ferramentas de inteligência artificial, machine learning ou análise de imagens digitais.

Metodologia:  Realizar uma apresentação de slides através de videoconferência. Mostrar e indicar links de como instalar um jupyter notebook para windows ou linux. Mostrar como instalar as ferramentas scrapy, selenium, pandas e executar um código de teste. Mostrar o resultado de datasets criados com essas ferramentas. Mostrar trabalhos que utilizaram esta técnica e o que mais foi feito.

Público-alvo: Alunos que têm interesse em ciência de dados, mineração de dados, machine learning, python e/ou automação.

Principais disciplinas envolvidas: Lógica de programação, programação web e banco de dados.

Carga horária: 1h
Dias de semana: sexta-feira
Local: Encontro remoto Google Meet (a ser enviado por email)
Horário: 17h00min às 18h00min