Evento: O microssistema de gestão e julgamento Voltar

jun 04 08:00
jun 05 08:00
O microssistema de gestão e julgamento

Seminário: O microssistema de gestão e julgamento de processos repetitivos e os precedentes qualificados

Conferencista: Emilio de Medeiros Viana
Currículo: Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Juiz de Direito - Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), titular da 15ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza. Professor do Curso de Direito do Centro Universitário Sete de Setembro (Uni7). Professor dos Cursos de Especialização e do curso de formação de novos juízes da Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC), de cujo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é membro. Membro da ANNEP (Associação do Norte e Nordeste de Professores de Processo (ANNEP).

Objetivo geral:
Apresentar os aspectos fundamentais do sistema de precedentes brasileiro.
 Abordar a dupla função do microssistema de gestão e julgamento de processos repetitivos; adistinção entre tese (produto dos procedimentos que compõem o microssistema de gestão e julgamento de processos repetitivos) e precedente (equivalente a ganho hermenêutico, ou acréscimo de sentido). Precedentes qualificados (terminologia adotada pelo STJ). Sistemática de julgamento de recursos extraordinários e especiais repetitivos. Incidente de resolução de demandas repetitivas.

Público alvo:
Alunos e Professores do mestrado e da graduação
Carga horária: 12h/a de seminário

• Sex 04/06/2021 08:00