Evento: REALIZANDO TESTES DE REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS Voltar

• no site
  • cartão de crédito

Categoria: Ensino

Justificativa: Os requisitos não funcionais de software são fatores determinantes para a qualidade dos softwares. Esses requisitos são responsáveis por ditar quais características são mais importantes para determinado sistema, bem como fornecem insumos para testes e avaliações de qualidade. Sistemas que não se preocupam com requisitos não funcionais tendem a frustrar seus usuários, apresentando desempenho inadequado, problemas de usabilidade, problemas de gerenciamento de recursos, entre outros.
Dessa forma, as atividades de elicitação e especificação de requisitos são cruciais para determinar como o software funcionará nas mãos do usuário final. Nesse sentido, este minicurso se propõe a apresentar, de forma teórica e prática, técnicas de elicitação, especificação e avaliação de requisitos não funcionais.

Objetivo geral: Prover conhecimentos teóricos e práticos sobre elicitação e especificação de requisitos não funcionais, apresentando a perspectiva de como esses requisitos podem ser utilizados no mercado de desenvolvimento de software.

Prover conhecimentos teóricos e práticos sobre elicitação de Requisitos Não Funcionais (RNFs)
Prover conhecimentos sobre os principais RNFs para determinados tipos de sistemas
Prover conhecimentos teóricos e práticos sobre especificação de RNFs
Prover conhecimentos sobre avaliação e medição de RNFs

Metodologia: Apresentação de conceitos de forma expositiva e dialogada, execução de atividades práticas de elicitação e especificação de requisitos não funcionais com utilização de templates e material auxiliar disponibilizado pelo professor.

Público-alvo: Estudante do curso de Sistemas de Informação e demais interessados na temática de elicitação e especificação de Requisitos Não Funcionais.

Principais disciplinas envolvidas: Engenharia de Software I, Engenharia de Software II.

Carga horária: 02h
Dia de semana: Sábado
Local: Encontro remoto Google Meet
Horário: 10h00min às 12h00min
Período: 12/06/2021.

OBS: O link do evento será enviado 24 horas antes para os emails cadastrados.

• Sáb 12/06/2021 10:00