Evento: Intercâmbio Virtual Social Housing (ITESM-México) Voltar

out 09 08:00
out 20 08:00
Intercâmbio Virtual Social Housing (ITESM-México)
INSCRIÇÃO
  • Inscrições até o dia 20 de outubro de 2020, através do link do Formulário apresentado acima.

Justificativa:
Considerando a atual conjuntura, quando vivemos momentos difíceis devido à pandemia do COVID-19, o intercambio virtual vem como prática extensionista possível, diante dos desafios lançados ao ensino superior remoto em nível mundial. Nestas circunstâncias, as possibilidades se ampliam, nos dando condições de parcerias em tempo real e da colaboração internacional. Nesse sentido, o Intercâmbio Virtual SOCIAL HOUSING vem unir a vontade pelo conhecimento à um dos mais nobres objetivos da ONU, para o desenvolvimento sustentável. O objetivo 11 trata o tema Cidades e Comunidades Sustentáveis, visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
O contexto epidêmico também escancara a desigual problemática urbana e habitacional que repercute na saúde e qualidade de vida do morador de habitações precárias. O adoecimento que recaí sobre este grupo é um processo histórico, contudo, a pandemia escancara e agrava um processo que resulta em perdas humanas. Dentro desta proposta o intercâmbio, Social Housing, vem unir o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM) no México, ao Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) no Brasil, com o intuito de proporcionar ao corpo discente de ambas as instituições, a possibilidade de uma experiência de troca e geração de conhecimentos, através da colaboração internacional, sem a necessidade de deslocamento para outro país. Acreditamos que esta colaboração desenvolverá competências e habilidades, sobre o tema da Habitação de Interesse Social, dentro de uma perspectiva de aprendizagem com diferentes casos ao redor do mundo.

Objetivo geral: 
Incentivar a interação e a colaboração entre os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICHRISTUS, e os alunos do ITESM proporcionando a troca de informações e a reflexão, em uma perspectiva intercultural, sobre o tema da habitação de Interesse Social e o Desenvolvimento Sustentável.

Objetivos específicos:
- Proporcionar a experiência de intercâmbio internacional aos alunos da UNICHRISTUS, sem a necessidade de deslocamento, fomentando o desenvolvimento das habilidades de fala e escrita de línguas estrangeiras (inglês e/ou espanhol) no contexto acadêmico, cultural e profissional;
- Desenvolver competências e habilidades relacionadas à comunicação, colaboração e resolução de problemas em equipes multiculturais, expandindo incrementando os conhecimentos em Arquitetura e Urbanismo através da troca de informação e colaboração entre povos de cultura e realidade socioeconômica distintas;
- Experimentar a troca de conhecimento baseado no sistema de educacional superior utilizando a metodologia da Global Classroom, reunindo alunos de universos distintos em uma mesma sala virtual;
- Discutir diferentes soluções e compreensões da problemática da habitação de interesse social ao redor do mundo e;
- Sensibilizar o aluno à reflexão e à busca por soluções sustentáveis para a problemática identificada.

Ementa:
A colaboração introduzirá os estudantes ao tema do projeto de Habitação de Interesse Social a partir do compartilhamento de informações a cerca das distintas realidades no contexto internacional. O compartilhamento das novas informações acerca da habitação mínima será baseado no contexto da sustentabilidade e da inclusão social, em consonância com os objetivos da ONU que tratam cidades e comunidades sustentáveis. A conclusão da colaboração envolverá um momento de reflexão em torno do conhecimento adquirido, durante o intercambio, e os resultados positivos da experiência.

Metodologia:
São previstas  4 reuniões síncronas de 2 horas em grandes grupos: duas de preparação, no início do intercâmbio, apenas entre os professores e alunos da UNICHRISTUS; e duas reuniões com todos os participantes da UNICHRISTUS e do ITSEM, a primeira será de integração na segunda semana do intercâmbio, e a segunda, no final do intercâmbio, para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos equipes de trabalho. O trabalho em equipes pequenos bi-culturais, compostos por 3 alunos brasileiros e 3 alunos mexicanos, que pode ocorrer de forma síncrona e/ou assíncrona representa a maior parte do intercâmbio (14 horas de atividades)
Na primeira semana acontecerá a apresentação do tema de do escopo da colaboração e estarão reunidos os docentes e a discente, em um momento de introdução dos alunos da UNICHRISTUS ao formato da colaboração e o tema e regras a serem adotadas no intercâmbio.
Na segunda semana iniciará a colaboração com os alunos mexicanos, propriamente dita, com a presença de todos os envolvidos. Neste momento, denominado como Icebreaker, os alunos interagirão de forma assíncrona na plataforma Padlet, se apresentando por meio de vídeos de introdução e deixando comentários sobre os vídeos dos outros alunos. Além disso será realizado, em uma reunião síncrona no Zoom o acolhimento e integração entre os grupos de alunos brasileiros e mexicanos. Esta forma de interação trará benefícios como: o engajamento da turma considerando o estreitamento do contato humano.
Na terceira e quarta semanas, as atividades realizados em equipes de trabalho de 6 alunos (3 da UNICHRISTUS e 3 do ITSEM) acontecerão de forma assíncrona e/ou síncrona, proporcionando um aprendizado dinâmico e o aprofundamento ao tema proposto. Nesse período os alunos realizarão pesquisas, discussões e apresentações em torno do tema proposto e das realidades distintas de cada um dos países envolvidos. As discussões que abordarão o tema da Habitação de Interesse Social partirão da observação e da avaliação de recursos audiovisuais, onde poderão ser utilizados exemplos de cada uma das localidades. Para o trabalho colaborativo os grupos usarão a plataforma Slack e para eventuais reuniões síncronas as sistemas de vídeo chamada Zoom ou Google Meet. 
Os grupos bi-culturais serão monitorados e orientados pelos professores da UNICHRISTUS e do ITSEM para garantir o progresso e sucesso do trabalho em equipe, sendo que cada professor monitorará 3 grupos de 6 alunos. A orientação poderá ocorrer de forma assíncrona (p.ex. troca de e-mails entre o professor e os alunos) e/ou de forma síncrona (reuniões virtuais entre o professor e o grupo). A possibilidade de interações assíncronas tanto dentro dos grupos de trabalho como entre os grupos e os professores serve a facilitar a colaboração, tendo em vista as diferenças de fuso horário entre os países, assim como dos horários de aulas regulares em cada instituição de ensino.
Na quinta semana, os grupos apresentarão o resultado de suas pesquisas e discussões em uma reunião final com todos os participantes do intercâmbio, eles sinalizarão suas conclusões entorno dos estudos e de problemas identificados durante o período anterior. Ao final, acontecerá o momento de reflexão sobre as experiências e os aprendizados, resultantes da colaboração entre a UNICHRISTUS e o ITESM, incluindo questões de aprendizado intercultural. Os resultados poderão gerar publicações dissertando a experiência e o conhecimento adquirido na área de atuação da Arquitetura e do Urbanismo na construção de cidades sustentáveis.

REFERÊNCIAS
LIVROS DE TEXTO:
* Lino Cabezas (coord.), Dibujo y construcción de la realidad : arquitectura, proyecto, diseño, ingeniería dibujo técnico, 1ª ed., Madrid : Cátedra, 2011, spa, 8437627524
ROLNIK, R. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. São Paulo, Boitempo,2015
BONDUKI, N. Origens da habitação social no Brasil. São Paulo, Estação Liberdade, 2004.
LIVROS DE CONSULTA:
* Charleson Andrew W, La estructura como arquitectura : formas detalles y
simbolismo, Barcelona : Reverté, 2007, spa, 9788429121117
* American Institute of Architects, Architectural graphic standards [recurso electrónico] : student edition, 11th ed., Hoboken, N.J. : John Wiley & Sons, 2017, spa, 0470085460 (cloth)
ONU – UNHABITAT. 2020. Plano de resposta à COVID-19 do ONU-Habitat. Disponível em: Acessado em: junho 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS. Considerations for quarantine of individuals in the context of containment for coronavirus disease (COVID-19) – Interim guidance (19 de março de 2020)

Carga horária:
20 horas/aula (4 horas semanais).

Carga horária total do professor orientador:
22 horas/aula (2 horas Reuniões / 20 horas Orientação).

Público-alvo: 
Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus.

Nº de vagas:
Até 20 (vinte) participantes 

DATA/HORA
  • Sex 09/10/2020 08:00
  • Ter 20/10/2020 08:00
PROGRAMAÇÃO
Dias da semana: Segundas e Quintas-feiras.

Período: Outubro a Novembro de 2020 (5 semanas).

Horário: 17h30min às 19h30min.

Local: Plataforma Virtual Google Meet.
LINKS
LOCAL

Unichristus - Campus Dom Luís

ENDEREÇO

Avenida Dom Luís, 911 Meireles, Fortaleza - CE,

TELEFONES INFORMAÇÕES

(85)3457-5382

Compartilhe nas redes sociais