Evento: ​Workshop On-line de Produção Científica Voltar

set 19 14:00
​Workshop On-line de Produção Científica
  • Valor: R$ 25,00 (Preço válido até a realização do evento). Inscrições até 16 de setembro de 2020.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário.
  • Cartão de crédito.

Tipo: Workshop on-line.

Professor:
Nelson Quesado.

O desempenho profissional depende diretamente da capacidade dos formandos em se atualizarem. No ambiente acadêmico, essa atualização ocorre com a apresentação e publicação de artigos científicos em congressos e periódicos. Além da riqueza de conteúdos e da competência técnica, a visão científica formal vem se mostrando cada vez mais um diferencial no mercado de trabalho, devido a seu importante papel como ferramenta analítica. Assim, o domínio do processo científico se mostra imprescindível na formação dos estudantes de engenharia e arquitetura e urbanismo, pois depende dele o sucesso da publicização de seus trabalhos.

Categoria:
Ensino.

Objetivo geral:
Capacitar alunos para pesquisa e escrita cientifica formal, original, independente e de qualidade.

- Esclarecer o contexto da geração de conhecimento e da produção científica;
- Apresentar os tipos de produção acadêmica e diferentes abordagens metodológicas;
- Avaliar questões formais da representação textual;
- Conhecer ferramentas gerenciais e tecnológicas aplicadas à produção científica;
- Abordar as principais fontes de pesquisas, por meio de um fluxo de trabalho conciso baseado na ética e nas boas práticas.

- Aula remota com a utilização do Google Meet e da Plataforma Moodle.

Principais disciplinas envolvidas:
Todas as disciplinas.

Público-alvo:
Alunos dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo e outros interessados externos à Unichristus.

N° máximo de inscrições:
30 alunos.

N° mínimo de inscrições:
10 alunos.

Conteúdo Programático:
Geração de conhecimento formal; contextualização da publicação científica; metodologia cientifica; tipos de produção acadêmica; o artigo científico e as partes que o compõem; tipos de pesquisa; a redação formal; ferramentas gerenciais e de produtividade; fontes de pesquisas bibliográficas; fluxo de trabalho; boas práticas e plágio; dúvidas comuns.

Carga Horária:
4 h/a.

Pré-requisitos:
1) Possuir computador, Tablet ou celular SmartPhone;
2) Ter acesso à Internet.

• Sáb 19/09/2020 14:00
Dia: Sábado, 19 de setembro de 2020.

Horário: 14h às 18h.

Observações importantes:
1) As inscrições estarão abertas até o preenchimento das vagas que são LIMITADAS;
2) Caso o número mínimo de inscritos não seja atingido, a Atividade Complementar será cancelada;
3) As aulas acontecerão de forma remota com a utilização do Google Meet e da Plataforma Moodle;
4) Após a confirmação do Curso, a coordenação responsável irá enviar o link da sala de aula remota, bem como o acesso à Plataforma Moodle;
5) As horas de Atividade Complementar e os certificados serão validados mediante a INSCRIÇÃO no Painel de Eventos, a COMPROVAÇÃO de 75% DA PRESENÇA e a ENTREGA do FORMULÁRIO A3 DIGITAL.