Evento: Cuidando da Saúde Psicológica na Pandemia Voltar

jun 15 17:00
Cuidando da Saúde Psicológica na Pandemia

Serviço de Apoio Psicopedagógico - SAP.

Professoras:

Silvia Barbosa e Selênia Paiva.

O atual contexto da pandemia COVID-19 nos coloca diante de uma situação de crise social que nos impõe uma série de restrições e mudanças em nossa rotina, com fins de prevenção de contaminação pelo corona vírus. Para além das restrições, muitas pessoas se deparam com perdas de familiares e/ou pessoas próximas, contribuindo para o mal estar psicológico que tem atingido muitos. O momento exige de todos uma capacidade de resiliência, adaptação e enfrentamento da crise social desecadeada pela pandemia, que só é possível  se, estivermos saudáveis psicologicamente, o que significa lidar com sentimentos, pensamentos e atitudes da melhor forma possível para cada um.
Partindo desse contexto propomos discutir na live os seguintes aspectos:

- Contextualização do momento da pandemia (Rotina modificada, isolamento social, efeitos psicossociais);
- Identificação das principais reações e comportamentos relacionados à situações de crise: ansiedade, tristeza, desmotivação, medo, luto e sensação de instabilidade em relação ao futuro;
- Comprometimento das relações familiares e sociais no contexto do distanciamento social;
- Possíveis estratégias de enfrentamento de crise: resiliência, adaptação às novas rotinas (trabalho home office, aulas remotas, vida familiar).

Objetivos:
1. Acolher o corpo discente com a proposta psico-educacional face às demandas emocionais e psicopedagógicas emergentes durante uma situação de crise;
2. Desenvolver um diálogo sobre as possíveis estratégias de cuidado emocional que possam ser trabalhadas no contexto de pandemia;
3. Oferecer suporte psicopedagógico para os estudantes mediante suas angústias em tempos de aulas remotas.

A metodologia utilizada será uma “exposição dialogada virtual ” abordando os  sintomas psicológicos característicos de uma situação de crise social e possíveis estratégias de enfrentamento à situação de crise. Os alunos poderão participar via chat e/ou áudios, a partir da plataforma utilizada. Vale salientar que além da experiência profissional de condução de processos psicológicos, seguiremos as orientações da Fiocruz em relação à cuidados com a saúde mental em relação à COVID – 19.

Público-alvo:
Alunos dos cursos de graduação (Administração de empresas, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil e Engenharia de Produção) do Campus D. Luís.

N° máximo de inscrições:
100 alunos.

Ambiente virtual – plataforma google meet.

• Seg 15/06/2020 17:00
Dia: Segunda-feira, 15 de junho de 2020.

Horário: 17h às 18h.