Evento: Curso de Design Thinking Voltar

mar 21 08:00
mar 28 08:00
Curso de Design Thinking
  • Valor: R$ 53,00 (Preço válido até a realização do evento). Inscrições até 19 de março de 2020.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário.
  • Cartão de crédito.

Professoras:
Ivelise Strozberg e Maia Lafer Naeh.

Justificativa:
O mercado de trabalho se mostra cada vez mais competitivo, as organizações estão mudando sua forma de buscar por profissionais qualificados, incluindo no processo seletivo o raciocínio de quais competências, além da formação técnica, são relevantes para admissão de um indivíduo na equipe de trabalho.

Dessa forma, os profissionais estão tendo que se adaptar a essa nova condição e isso acontece através do desenvolvimento das suas qualificações, as quais buscam atender às necessidades básicas da organização, para garantir resultados satisfatórios no mercado.
O trabalho em equipe está cada dia sendo mais valorizado pelas empresas. Sendo essa uma das qualidades mais exigidas nos processos de contratação. Esta é uma competência composta de diferentes habilidades: são capacidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas e que devem ser trabalhadas por todos os profissionais (independente da área que atuam).

A noção de design como uma “forma de pensar” tem sua origem traçada a partir de 1969, nas ciências, no livro The Science of the Artificial, de Herbert A. ... Rolf Faste, professor de Stanford que definiu e popularizou o conceito de “design thinking” como uma forma de ação criativa. Ele está transformando a forma de pensar de pessoas e empresas, inspirando a inovação por um olhar diferenciado: o foco no ser humano para criar soluções.

Definição:
Design Thinking ( DT) é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Como uma abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto com criatividade para geração de soluções e razão para analisar e adaptar as soluções para o contexto.

Adotado por indivíduos e organizações, principalmente no mundo dos negócios, bem como em engenharia e design contemporâneo, a abordagem em design thinking busca diversos ângulos e perspectivas para solução de problemas, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras. Dessa forma, busca-se “mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos para ganhar uma visão mais completa e assim, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas para sua transposição”. Para que tal ocorra, o DT propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos sob um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis, mas que ao mesmo tempo sejam, financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.

Design Thinking é um modelo iterativo, centrado no ser humano, para a solução de problemas e busca de oportunidades. A abordagem do DT consegue unir conhecimentos da áreas de humanas com possibilidades da tecnologia industrial e por isso, sempre esteve relacionado a negócios. Portanto, a justificativa deste mini-curso está ligada a essa necessidade de proporcionar aos alunos a oportunidade de ampliar suas habilidades e potencialidades para oferecer destaque no mercado de trabalho.

Categoria:
Ensino.

Objetivos gerais:
Apresentar uma ferramenta de abordagem específica para desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando ao aluno a possibilidade de ampliar seu diferencial na atuação no mercado de trabalho.

Objetivos específicos:​
- Apresentar o Design Thinking e a forma de trabalhar dentro desta abordagem;
- Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe.

Público-alvo:
Estudantes e profissionais dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo.

N° máximo de inscrições:
30 alunos.

N° mínimo de inscrições:
10 alunos.

Conteúdo Programático:
1. Introdução ao Design Thinking – conceitos importantes: que é, trabalho em equipe, empatia, feedback, desenvolvimento da abordagem, aspectos relacionais, Mundo real ( pesquisa, ouvir, construção de opinião), Diversidade para criar, Disciplina, Divergência e convergência;

2. Prototipagem (“ mão na massa”)
* 2.1 Construindo e entendendo o desafio
* 2.2 Construção da Persona e Matriz SWOT
* 2.3 Ideação e Experimentação;

3. Compartilhamento dos projetos e feedback.

Carga Horária:
8h/a.

• Sáb 21/03/2020 08:00
  • Sáb 28/03/2020 08:00
Dias: 21/03/2020 e 28/03/2020.

Horário: 8h às 12h.

Local: Sala de Aula invertida 1404.

Unichristus - Campus Dom Luís

Avenida Dom luis, 911 Meireles, Fortaleza - CE, Térreo