Evento: BURNOUT E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE DO TRABALHADOR Voltar

• Inscrições encerradas

QUANDO O TRABALHO ADOECE: BURNOUT E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE DO TRABALHADOR

JUSTIFICATIVA:

Vivemos, atualmente, nas sociedades ocidentais capitalistas, uma reconfiguração do trabalho. A diminuição gradual da modalidade do emprego formal, o aumento de configurações mais flexíveis de contratação, e a individualização da responsabilidade pelo trabalho e pela carreira, têm levado a experiências de insegurança ontológica e sofrimento. O trabalho não é um epifenômeno da vida contemporânea, ele é central para a construção das identidades, sendo essencial para os processos narrativos e de reconhecimento. Considera-se fundamental, para a formação do psicólogo como profissional de saúde mental, que este compreenda o significado ontológico do trabalho e discuta sobre a importante relação entre trabalho, subjetividade e os processos de saúde-doença. Dentre as expressões de adoecimento laboral, destaca-se o burnout, síndrome do esgotamento profissional, cujos números de casos de trabalhadores afetados por esta condição aponta a necessidade de maior compreensão desta patologia laboral, com vistas a formulação de estratégias ampliadas que promovam vivencias laborais compatíveis com saúde e bem-estar.

OBJETIVO: Promover o diálogo sobre as novas configurações do trabalho e seus impactos na saúde mental do trabalhador.

PÚBLICO-ALVO:  estudantes e profissionais da Psicologia e áreas afins

LOCAL: UNICHRISTUS/CAMPUS PARQUE ECOLÓGICO

DATA: 7 de abril  de 2020                HORÁRIO: 16h30min às 18h30min