Evento: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle Voltar

mai 23 08:00
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

JUSTIFICATIVA:

O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), é uma abordagem científica e sistemática para o controle do processo, elaborado para prevenir a ocorrência de problemas, visando à aplicação de controles em determinadas etapas no sistema de produção de alimentos, onde possam ocorrer perigos (físicos, químicos e biológicos) ou situações críticas. Esta sistemática, hoje adotada pelos principais mercados mundiais, basicamente assegura que os alimentos produzidos:
a) sejam elaborados sem riscos à saúde pública;
b) apresentem padrões uniformes de identidade e qualidade;
c) atendam às legislações nacionais e internacionais, no que tange aos aspectos sanitários de qualidade e de integridade econômica.
Cabe salientar que, além de tratar-se de um mecanismo de prevenção e controle que atinge o segmento de produção de alimentos, sua implantação passa a ser imprescindível na reorientação dos programas nacionais quanto a garantia da qualidade dos produtos para atendimento às exigências internacionais.
Portanto, este Curso pretende contribuir, de forma clara e objetiva, com os profissionais da área de nutrição e afins, de modo a apresentar os benefícios do sistema APPCC e sua aplicação nos diversos segmentos da cadeia produtiva de alimentos.

OBJETIVOS:

Orientar os alunos sobre o controle higiênico-sanitário durante o processo produtivo de alimentos, em conformidade com o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.
    Capacitar os alunos para a implantação do Sistema APPCC em Serviços de Alimentação ou Indústrias de Alimentos.

EMENTA:

Histórico do Sistema APPCC, seus objetivos e a necessidade de implantação, visando garantir a qualidade e segurança dos alimentos.  Principais sistemas de gestão que contribuem para a segurança dos alimentos.  O sistema APPCC como ferramenta de gestão para o controle de perigos que podem ocorrer e obter subsídios para elaboração do plano APPCC em serviços de alimentação. Princípios para a implantação do APPCC nos serviços de alimentação. Desenvolvimento de competência dos capacitadores para auditoria do plano APPCC.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de exposições interativas, relatos de experiências e exibição de vídeos. Durante as aulas, serão também aplicadas metodologias ativas, em que os alunos terão que analisar fluxos de produção de alimentos, aplicando o Sistema APPCC, finalizando com uma discussão em plenária.

• Sáb 09/05/2020 08:00
  • Sáb 16/05/2020 08:00
  • Sáb 23/05/2020 08:00
METODOLOGIA:

PÚBLICO ALVO:

Alunos do Curso de Nutrição
    Profissionais da área de alimentos

CARGA HORÁRIA: 20h/aDIAS DA SEMANA: 3 sábados
HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR:HORÁRIO: 8h às 12h e 13h às 17h (dois primeiros
                   sábados)
                   8h às 12h (último sábado)
LOCAL: Unichristus/ Unidade CocóNÚMEROS DE VAGAS: 30