Evento: Química Fisiológica- Módulo: Bioquímica dia-a-dia Voltar

mar 07 07:40
Química Fisiológica-  Módulo: Bioquímica dia-a-dia
  • INVESTIMENTO DO ALUNO:
    R$ 70,00 + 1kg de alimento não perecível (trazer no 1o dia de curso)
  • Site eventos Unichristus
  • cartão de crédito 3 vezes

JUSTIFICATIVA:
No Curso da área de saúde, acredita-se que o conhecimento das bases fundamentais de Bioquímica seja imprescindível para a boa prática profissional e para se atingir o objetivo final nos planos de tratamento: a normalidade fisiológica. Para entender esses conceitos são necessários requisitos mínimos de Química (Geral e Orgânica) e Bioquímica, os quais, uma vez aplicados aos processos fisiológicos, permitem o perfeito entendimento da Fisiologia normal do corpo humano. O presente curso se propõe a estudar a Bioquímica da Nutrição, evidenciando ser a alimentação parte constitucional de nosso cotidiano que, talvez por falta de abordagem adequada, nem sempre receba a devida atenção. A abordagem dada será interdisciplinar integrando disciplinas de Química, Bioquímica e Fisiologia Humana. As atividades realizadas nesse curso de extensão têm sido realizadas como forma de nivelamento para os alunos participantes, como forma de resgatar conteúdos de Biologia e Química do Ensino Médio. Em todas as edições anteriores, o Curso de Química Fisiológica tem sido um sucesso entre os alunos participantes, o que justifica a sua continuidade em 2020.1.
OBJETIVOS:
- Fornecer os fundamentos básicos de Química, aplicados à Bioquímica do dia-a-dia dentro de uma abordagem teórico-prática;
 - Descrever os processos gerais do processo de digestão sobre a perspectiva Bioquímica e Fisiológica;
 - Abordar situações práticas onde os conhecimentos de Bioquímica possam ser aplicados em situações clínicas.
EMENTA:

Principais classes de nutrientes e micronutrientes;
    Fundamentos de metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas
    Marcadores bioquímicos de doenças.
    Bioquímica clínica
    Metabolismo e diabetes

METODOLOGIA:
- Utilização de recursos audiovisuais para abordagem teórica e discussão dos assuntos;
- Análise nutricional de rótulos de alimentos industrializados;
- Resolução de estudos de caso e atividades práticas para fixação do conteúdo;
- Análise de exames bioquímicos

PÚBLICO ALVO:
- Indicado para todos os alunos do Centro Universitário UniChristus que estejam cursando ou que tenham cursado a disciplina de Bioquímica.

• Sáb 07/03/2020 07:40
CARGA HORÁRIA: 20h

DIAS DE SEMANA: Sábados (7h40min às 12h40min)

HORÁRIO: (Sábado) 07/03, 14/03, 28/03, 04/04

LOCAL: Centro Universitário Christus
Sede Parque Ecológico

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Serão validadas 20h como atividade complementar de acordo frequência mínima de 75%.
Nº DE VAGAS: 30 máximo 20 mínimo

Clínica Escola de Fisioterapia