Evento: Fisioterapia nas Disfunções Craniomandibulares Voltar

mar 10 12:00
Fisioterapia nas Disfunções Craniomandibulares
INSCRIÇÃO
  • INVESTIMENTO DO ALUNO:
    R$ 105,00 (Aluno matriculado na Unichristus, egressos e de outras IES - Atendimento) + 1 Pacote de leite em pó a ser entregue no 1º dia de curso

    R$ 50,00 (Aluno matriculado na Unichristus, egressos e de outras IES - Observacional) + 1 Pacote de leite em pó a ser entregue no 1º dia de curso


  • Site de eventos da Unichristus
  • cartão de crédito em 3 vezes
  • Inscrições encerradas

JUSTIFICATIVA:
Verifica-se na atualidade um número considerável de pessoas que vêm sendo acometidas por alterações na Articulação Temporomandibular e nas demais estruturas do Sistema Estomatognático. Alterações estas que podem causar dor e disfunção na realização de ações fundamentais como a fonação e a mastigação e dessa forma interferindo diretamente na qualidade de vida dos portadores desta Síndrome.
A Fisioterapia nestes pacientes atua de forma integrante com outros profissionais no tratamento da DTM e tornou-se fundamental devido as inúmeras alterações osteomiarticulares apresentadas. A intervenção tem como finalidade promover a saúde, reabilitar as funções e prevenir os agravos da doença.
 
OBJETIVOS:
- Oportunizar aos alunos habilidades práticas para a assistência fisioterapêutica direcionada ao paciente portador de Disfunção Craniomandibular e pós operatório de cirurgias de cabeça e epscoço, utilizando os recursos disponíveis em sua formação acadêmica.
- Possibilitar aos alunos o direcionamento para a realização de uma avaliação fisioterapêutica e orientações aos pacientes para controle das alterações funcionais. 
- Estimular a prática integrada com outros profissionais da saúde, como odontólogos e psicólogos.
- Estimular os alunos na realização de pesquisas e interesse pela área de atuação devido aos inúmeros benefícios que a fisioterapia poderá demonstrar nestes pacientes.


EMENTA:
Capacitar o aluno a avaliar, executar o planejamento da abordagem terapêutica, tratar as disfunções e orientar o paciente para a continuidade dos cuidados. Proporcionando tratamento, prevenção de agravos e manutenção dos resultados obtidos através de orientações específicas. Registrar a evolução do tratamento e estimular os alunos para a realização de discussões, elaboração e apresentação dos casos clínicos nos eventos científicos da Unichristus.
 
METODOLOGIA:
Os pacientes serão captados através da divulgação do projeto, junto aos serviços hospitalares e ambulatoriais que prestam assistência médica e /ou odontológica a pacientes portadores de DCM. Serão inseridos no projeto os pacientes que apresentarem o encaminhamento com o devido diagnóstico.
O atendimento será supervisionado e orientado pela professora responsável, incluindo a avaliação fisioterápica através de uma ficha específica para pacientes com DCM.
Alguns recursos fisioterapêuticos como: eletrofototermoterapêuticos, cinesioterapia e fisioterapia manual, poderão ser utilizados no atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia, local onde dispomos de estrutura física e equipamentos que atendem as necessidades do projeto.  
 
Alunos regularmente matriculados no Curso de Fisioterapia da Unichristus, que tenham cursado a disciplina: Fisioterapia Craniomandibular.  Acadêmicos do Curso de Fisioterapia de outras IES. Profissionais e Egressos do Curso de Fisioterapia da Unichristus. Para atendimento.
 
Alunos regularmente matriculados no Curso de Fisioterapia da Unichristus que não contemplem os pre-requisitos. Para observacional.
 
 

DATA/HORA
  • Ter 10/03/2020 12:00
PROGRAMAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 22h/a (2h/a semanais)
 
 DIAS DE SEMANA: 3ª feiras


HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Serão validadas 22h/a como atividade complementar de acordo frequência mínima de 75%.
HORÁRIO: 12h às 14h
 
LOCAL: Clínica Escola de Fisioterapia da Unichristus - CEF
Nº DE VAGAS: 8 vagas atendimento
                          5 vagas observacional
 
 
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 13 a 9 de março de 2020
PERÍODO DA ATIVIDADE: 10/03/2020 à 26/05/2020
LOCAL

Clínica Escola de Fisioterapia

ENDEREÇO

Rua Vereador Paulo Mamede, 130 Papicu, Fortaleza - CE,

Compartilhe nas redes sociais